Com o lançamento do PlayStation 5 a se aproximar, a Sony está procurar maneiras de destacar o seu próximo console na comparação com o Xbox. Uma patente registada indica que a empresa está a trabalhar num assistente de voz, como a Siri e a Alexa.
A função está a ser chamada provisoriamente de PlayStation Assist. Com o assistente, é possível perguntar sobre aspectos do jogo enquanto estiver nele, como localização de itens. O utente também pode pedir ao Assist que o ajude a agendar um horário para jogar com os amigos, descobrir o que eles estão a jogar ou aprender sobre as melhores estratégias nos games.
“Por exemplo, quando um jogador não consegue progredir no jogo, ele pode pedir ajuda”, descobriu o analista Daniel Ahmad enquanto lia a patente. “A consulta pode ser em qualquer formato ou com uma combinação deles, incluindo áudio, texto e vídeo. O servidor de assistência do game está configurado para responder às respostas modeladas com base no contexto em que o jogador está no jogo a partir do qual a consulta foi apresentada”.
A Sony dá indícios na patente que o Assist pode fornecer “uma conversa em andamento com um assistente de jogo automatizado durante o jogo configurado para fornecer suporte psicológico e informativo ao jogador”.