A Sonangol E.P. contratou os serviços especializados do Standard Chartered Bank, para consultoria financeira do projecto de construção da Refinaria do Lobito, visando o complemento da sua estrutura funcional de suporte.

De acordo com uma nota de imprensa da Sonangol, enquanto consultor financeiro, o Standard Chartered Bank, realizará entre outras actividades, a modelagem económica do projecto, o desenvolvimento da estratégia de financiamento, a planificação orçamental, a
gestão de risco, a auditoria aos elementos-chave do projecto, assim como o ajustamento à matriz fiscal e comercial.

A Refinaria do Lobito, cujas obras de construção de infra-estruturas de suporte iniciaram-se em Dezembro de 2012, terá uma capacidade de processamento de 200.000 barris de petróleo bruto diários, e uma produção de cerca de 10 MTA, tem a sua conclusão prevista para o período 2017/2018.

O Standard Chartered Bank é um banco internacional com 1.800 agências em seis continentes, ganhador de dezenas de prêmios na sua área e lucratividade consistente resultado de crescimento e aquisições. O iPhone e o iPad são a plataforma perfeita para a expansão dos serviços móveis do banco, tanto internamente, quanto para o crescente número de clientes fanáticos por tecnologia

Com foco em especial na Ásia, África e Oriente Médio, o banco visualiza enorme potencial para expansão dos seus serviços móveis.