Com o objectivo de conferir maior previsibilidade ao mercado, o Banco Nacional de Angola passará a divulgar, no último dia útil de cada mês, de forma indicativa, o montante e calendário das suas intervenções no mercado cambial para o mês seguinte.
Nesse sentido, o Banco Central informa que, durante o mês de Setembro, irá proceder à venda do equivalente a 700 milhões de dolares, incluindo plafonds para cartas de crédito por via de 8 (oito) leilões que terão lugar conforme um calendário.
De acordo com uma nota de imprensa, publicada no site do Banco Central, o montante, moeda e finalidades serão anunciados aos bancos comerciais nas 24 horas que precedem à realização de cada leilão.
Outrossim, o Banco Nacional de Angola reitera a necessidade de as instituições financeiras verificarem rigorosamente a legitimidade e conformidade das operações cambiais que processam considerando a legislação e regulamentação cambial e de prevenção e combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, de forma a proteger as Reservas Internacionais do país e as suas relações com o sistema financeiro internacional.