Uma doação de cinco milhões de Yuan (USD 731 mil, aproximadamente) , da República da China, foi formalmente feita nesta sexta-feira, em Luanda, através da assinatura de Troca de Cartas de confirmação rubricada pela vice-ministra das Relações Exteriores, Exalgina Gâmbia, e pelo vice-ministro do Comércio da China, Jiang Zengwei.

O acto teve lugar no final da IV Sessão da Comissão Bilateral Angola-China, que teve lugar em Luanda, com o objectivo de balancear o estado da cooperação entre os dois países e perspectivar novas acções para o período 2009/2010.

Durante a cerimónia foi igualmente assinado, pelos responsáveis dos dois países, o Processo Verbal da IV Sessão da Comissão Bilateral Angola-China. De igual modo foi assinado um protocolo entre os responsáveis da Câmara de Comércio Indústria de Angola e a Associação de Pequenas e Médias Empresas de Macau, respectivamente, António dos Santos e Stanley Au.

No final da cerimónia, o presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Angola, António dos Santos, referiu ser mais um passo no trabalho que esta instituição vem realizando com as suas congéneres para o desenvolvimento do empresariado nacional.

António dos Santos acrescentou que deve-se ter em conta que a maior parte das empresas nacionais são pequenas e médias e, neste sentido, considerou importante a criação de instrumentos jurídicos capazes de responder as necessidades actuais.

Por este motivo, acredita que a assinatura deste protocolo é de extrema importância para que as instituições nacionais possam encontrar caminhos para o desenvolvimento.

Deu a conhecer que existe já um protocolo de cooperação com o Instituto de Promoção Comercial da China, mas ainda assim considera necessário a diversificação da cooperação com as instituições estrangeiras.

Referiu que esta cooperação poderá acontecer em áreas como agricultura, agro-indústria, construção, além de outras.