No segmento cambial, o Banco Nacional de Angola (BNA) realizou venda de divisas ao mercado no montante de 302,2 milhões de euros (equivalente a 337,6 milhões de dólares).
Destes valores, 26,9 milhões de euros foram cedidos em leilão de preços para cobertura de operações do sector petrolífero; 103,4 mil para operações de companhias aéreas.
Outros 53,7 milhões foram para cobertura de necessidades do sector petrolífero e 19,5 milhões para os Ministérios e Organismos do Estado.
A nota do BNA advoga que a cobertura das operações para o sector da Indústria beneficiaram de 18,1 milhões de euros. Já os salários dos expatriados ficaram com 28,0 milhões.
Há ainda nas operações desta semana o desembolso de 17,9 milhões para operações de viagem, ajuda familiar, saúde e educação e 9,1 milhões para operações do sector da Agricultura.
O BNA disponibilizou também 6,7 milhões de euros para as necessidades gerais dos bancos comerciais que operam na praça financeira local; 447,5 mil para as necessidades dos fornecedores do BNA; 346,9 mil para o sector da Educação e 210 mil para operações do sector das Telecomunicações.
A taxa de câmbio média de referência de venda do dólar americano do mercado cambial primário, apurada ao final da semana foi de 166,726 kwanzas/dólar, sem variação face a semana anterior. Já a taxa de câmbio média de referência de venda do euro do mercado cambial primário, apurada ao final da semana foi de 186,280 kwanzas/euro, sem variação face a semana anterior