A província da Huíla é palco da 2ª edição da Oficina de Educação Financeira voltada para crianças e jovens, que se realiza no âmbito do Programa de Educação Financeira, da instituição.
Sob o lema “Construir consciência financeira”, o evento aberto ontem, 31 de Outubro e estende-se até 7 do mês em curso, realiza-se por ocasião do Dia Mundial da Poupança, comemorado ontem, com a pretensão de consciencializar as pessoas sobre a importância de poupar para a construção de um futuro sólido e financeiramente seguro.
No referido evento realizar-se-ão actividades lúdicas e didácticas que proporcionarão às crianças e jovens a oportunidade de exercerem várias profissões e/ou o papel de pequenos empreendedores, trabalhando, ganhando, poupando e recebendo conselhos sobre gestão financeira.
A primeira edição foi realizada no ano passado, na província de Benguela e de acordo com a directora do departamento de Educação Financeira, Teresa Pascoal, que na ocasião procedeu ao acto de encerramento, o evento registou uma afluência de 16.928 visitantes, dos quais 15.109 crianças,1.289 adultos e 530 jovens.
A oficina de educação financeira faz parte dos programas ambiciosos do BNA em elevar a taxa de inclusão financeira a 50 por cento até 2022, contra os actuais 30 por cento, de acordo com o Banco Mundial.
Em Angola o dia mundial de poupança está a a ser comemorado com fortes restrições orçamentais tendo em vista a actual conjuntura económica nacional, motivada pela alta de preços nos principais bens de consumo imediato.