A indústria mundial de petróleo e gás está mobilizada para, neste mês de Fevereiro, promover intensas discussões sobre o futuro da actividade e o actual cenário da actividade nos diferentes países.
Estima-se que um total 84 feiras de Indústria de Petróleo e Gás, em 42 países, e movimentando 647 sectores relacionados devem acontecer no decurso deste ano.
Conforme apurou o JE junto de alguns sítios de internet, que se dedicam à pesquisa da evolução da indústria po petróleo e do gás, a cidade do Cairo, capital do Egipto, dá o lançamento dos encontros com uma conferência internacional sobre o sector a realizar-se no período de 14 a 16 deste mês.
Depois disso, a cidade negeriana de Lagos, nos 21 a 23, abre-se para os especialistas discutirem o futuro da indústria no tradicional fórum West African International Petroleum Exhibition and Conference (WAIPEC). Os dados mais recentes atestam que várias empresas, entre africanas e mundiais, estão inscritas. Os contactos efectuados, até agora, vão no sentido de confirmar a presença ou não da angolana Sonangol ou de uma das suas subsidiárias nesse eventos. Quase que em simultâneo, isto de 22 a 24 de Fevereiro, evento similar ocorre no Kenya, na sua capital Nairobi.
O calendário de eventos dá conta, ainda, de que entre em Março as convenções internacionais sobre a indústria de petróleo e gás vão para o Bahrain, isto de 6 a 9, seguindo-se-lhe o encontro de Moscovo, previsto para os dias 17 a 20 de Abril. Tratando-se da Rússia, actual maior produtor mundial de petróleo, espera-se por um concorrido fórum. IL