O Fundo BFA - Oportunidades é o primeiro a ser admitido no Mercado Regulamentado de Valores Mobiliários gerido pela Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA).
Com a admissão ao Mercado de Registo de Operações sobre Valores Mobiliários (MROV), as Unidades de Participação (UP) passam a ser livremente negociadas pelos seus detentores, garantindo assim que, em caso de necessidade de cash, o investidor possa efectuar a venda das referidas UP e aceder a liquidez.
O Fundo BFA Oportunidades é um fundo de investimento registado na Comissão de Mercado de Capitais (CMC), cuja política de investimento privilegia a aplicação do capital em oportunidades detectadas na Dívida Pública Angolana em moeda nacional, com maturidade residual até 12 meses.
De acordo com um comunicado recente do seu conselho de administração, a admissão à negociação ao Mercado de Registo de Operações sobre Valores Mobiliários (MROV), em Abril, da Unidade de Participação (UP) do “Fundo BFA Oportunidades”, gerido pela sociedade gestora BFA Gestão de Activos - SGOIC, abre uma nova era nas negociações de valores mobiliários e garante maior capitalização e alternativa aos investimentos.
O Mrov é um segmento de mercado de balcão organizado que permite registar negócios previamente realizados, mas não liquidados, de quaisquer tipos de valores mobiliários, que não estejam admitidos à negociação noutros segmentos dos mercados Bodiva.
Recentemente, também no âmbito da regulamentação e dinamização dos mercados, a Comissão do Mercado de Capitais (CMC) realizou, em Luanda, uma sessão de consulta pública referente a quatro novos projectos de regulamento do Mercado de Valores Mobiliários em Angola designadamente o Regulamento dos Organismos de Investimento Colectivo de Capital de Risco; o Regulamento dos Organismos de Investimento Colectivo de Titularização de Activos; o Regulamento das Sociedades Gestoras de Patrimónios; (iv) e o Regulamento das Sociedades Gestoras de
Mercados Regulamentados.