O Banco Nacional de Angola(BNA) anunciou, recentemente, que vai disponibilizar 700 milhões de dólares em Fevereiro em leilões de venda de divisas
no mercado primário.
Numa nota publicada no site da instituição, o valor disponibilizado está destinado para a cobertura das necessidades apresentadas pelos bancos comerciais, bem como pelas casas de câmbio, incluindo liquidação de cartas de crédito.
Sem discriminar os bancos beneficiados, nem os valores correspondentes a cada operador, o montante disponibilizado no mês de Janeiro foi o mesmo deste mês (700 milhões de dólares), tendo obedecido o mesmo critério diário de leilão presencial.
Dos resultados publicados no site, a taxa de câmbio média de referência de venda do dólar americano variou entre os 310,128 a 314,189 dólares por cada kwanza.
Realizou durante o mês em evidência, os leilões foram efectuados, com montantes que variaram entre os 25 e 50 milhões de dólares, sendo o dia quinze o de maior venda, onde o BNA disponibilizou 171 milhões de dólares, com a participação de 18 bancos, sendo de igual modo o maior número.
No mesmo documento, o BNA fez saber que, durante o mês de Janeiro, vendeu aos diversos bancos comerciais um total de 290 milhões de dólares
para liquidação futura.