A empresa Refriango vai aumentar a sua capacidade de produção passando dos actuais cerca de 600 para os 900 milhões de litros/ano

Após o sucesso com a escolha popular do sabor “Blue Tamarindo” e o recém apresentado sumo não concentrado “Cuia”, a Refriango vai colocar, nos próximos tempos, à disposição do mercado, o seu mais novo produto. Trata-se do refrigerante blue guaraná, a segunda marca mais requerida na campanha de votação pública dos sabores exóticos e tropicais dos frutos nacionais. Desta forma, a administração da empresa está a responder às exigências do seu público, adaptar às suas marcas aos clientes e fidelizar a sua carteira de consumidores, que cresce à medida que o grupo apresenta e empreende novas “aventuras empresariais”.

Avaliação

Na hora do balanço sobre o seu desempenho ao longo do primeiro semestre, o grupo diz ser bastante positivo, com uma aceitação favorável aos produtos comercializados, o que permitiu consolidar, cada vez mais, a presença das marcas nos diferentes canais de venda. O sucesso deriva-se ao facto de haver uma comunicação forte e assertiva.

Porém, os indicadores da empresa atestam que a Blue, a principal marca comercial, continua a ser a grande estrela do grupo. Nos últimos tempos, fruto dos novos lançamentos, assistiu-se a um crescimento significativo no consumo de bebidas sem gás, com destaque para os sumos Nutry, recentemente premiado com a medalha de ouro no Concurso Monde Selection em Bruxelas, bem como nos sumos Tutti e o Cuia.

Oferta

Para responder a elevada procura dos seus produtos, a Refriango já definiu que este ano vai atingir a cifra de 900 milhões de litros/ano na sua produção, fazendo-os já ponderar a eventual exportação dos seus produtos para fora de Angola, com primazia para o mercado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Especificamente, no referido período, o Cuia, o mais recente dos lançamentos, uma vez estimado que o país possui em cerca de 46 por cento da população com menos de 14 anos, a empresa acreditou estar perante uma excelente oportunidade de negócio. No caso da Blue Tamarindo, um sabor escolhido pelo consumidor através de votação por sms e por telefone, permitiu-lhes colocar-se à frente dos sabores guaraná e tangerina.

O portofolio da Refriango atesta que, nos últimos três anos, a empresa lançou para o mercado oito diferentes marcas de bebidas. No dizer dos investidores isso manifesta, claramente, a atenção que dispensam as oportunidades de negóciso no mercado nacional, com uma certeza de continuarem a apresentar novidades nos próximos tempos.

“A Refriango tem-se pautado no mercado angolano como uma das empresas mais inovadoras. É assim que tem acontecido até agora e vai continuar a sê-lo no futuro”, disse.

Expansão

Uma vez aumentar a procura pelos produtos da Refriango, a empresa diz ter simplificado, também, os processos de licenciamento de agentes. O grupo coloca como procedimento obrigatório, a deslocação dos interessados à sua sede, na Rainha Ginga, em Luanda, a apresentação de documentos de certificação e autorização de exercício da actividade comercial, ou possam cadastrar-se através do contacto directo com a equipa comercial.

Como resultado destas iniciativas, e fruto do aumento do seu portfólio de bebidas, a empresa tem vindo a assistir a um interesse cada vez maior por parte dos empresários de se tornarem clientes e agentes distribuidores dos produtos, quer em Luanda, quer nas províncias. Para tal, criaram pontos de venda próprios em Luanda, Benguela e Huíla e nas restantes províncias onde operam através de agentes, que tratam da distribuição pelos restantes pontos do país.

Responsabilidade social

No âmbito social, a Refriango diz ter vários projectos, muitos deles ligados ao desenvolvimento cultural e desportivo. A referência vai para a quarta edição do projecto “Road Show Blue”, que anualmente leva aos interior de Angola um cantor conhecido, que desenvolve um espectáculo musical nas províncias.

Além disso, existe também um outro projecto que procura anualmente encontrar novos talentos na área da música, denominado “Canta Com Blue Nas Escolas”. Este ano o mesmo terá a particularidade de se transformar em programa de televisão. No desporto, a empresa tem a Água Pura como água Oficial do Comité Olímpico Angolano. O Cuia tem um papel social bastante interventivo junto das crianças e das escolas, proporcionando, um conjunto de actividades que visam apelar à boa conduta social das mesmas. Esta marca tem também um conjunto de material pedagógico a ser distribuído pelas crianças mais necessitadas.

Premiação

Os consumidores dos produtos da Refriango, com realce para o refrigerante Blue foram, recentemente, premiados com viagens e motorizadas. A inicitiva, inserida na campanha de aproximação da marca com o seu público, visou também reconhecer os participantes ao processo de eleição por votação-SMS do novo sabor, que concluiu com o lançamento do sabor tamarindo.

Foram entregues no total nove motorizadas, e quatro bilhetes de passagens duplas, que incluem hospedagem na província de Benguela, àqueles consumidores que votaram no sabor tamarindo, como proposta de lançamento para o novo refrigerante. Alias, o lançamento, agora, da Blue guaraná resulta deste mesmo processo de votação, uma vez que este sabor situou-se na segunda posição da eleição pública.

Leia mais sobre outras notícias na edição impressa do Jornal de Economia & Finanças desta semana, já em circulação