AOceaneering International anunciou a adjudicação por unidades da BP, de um contrato para fornecer serviços abrangentes de intervenção em poços leves sem riser (RLWI - Riserless Light Well Intervention) nos Blocos 18 e 31, em águas profundas angolanas.
Em conexão com este contrato, a Oceaneering concordou em fornecer pessoal e equipamentos relacionados aos seus serviços RLWI, veículos operados remotamente (ROVs), serviços de pesquisa e serviços de comunicação integrados a uma embarcação multifuncional fretada.
Esses serviços são contratados para apoiar uma campanha de vários poços, projectada para incluir intervenções mecânicas, estímulos e trocas de ramificações. O escopo de trabalho da Oceaneering também inclui gerenciamento de projectos, engenharia, integração de sistemas, gerenciamento “offshore” e equipas de projectos.
As operações “offshore” estão programadas para começarem no II trimestre, com conclusão prevista para finais deste ano.
Este contrato segue uma outra bem-sucedida campanha de intervenção da Oceaneering na mesma região, no final de 2018 e no início de 2019, para este mega projecto e seus co-desenvolvedores.
Jim O’Leary, vice-presidente de Poços para África e Oriente Médio da BP, afirmou que “a Oceaneering tem um histórico comprovado de fornecer uma solução de resposta rápida RLWI, muito necessária para ajudar a restaurar e melhorar a produção em Angola. Estamos ansiosos para trabalhar com a Oceaneering nesta campanha”.
Por sua vez, o presidente executivo da Oceaneering, Rod Larson, agradeceu a confiança contínua da BP nas soluções confiáveis, económicas e de intervenção em águas ultra-profundas em Angola.
“O prémio deste projecto reforça a posição da Oceaneering como líder no fornecimento de serviços RLWI em ambientes de águas profundas. Este é o exemplo mais recente de que executar o RLWI a partir de uma embarcação multiuso é uma alternativa viável e mais eficiente para aprimoramento da produção, em comparação com a execução de serviços semelhantes a partir de uma sonda ou embarcação de intervenção construída especificamente para esse objectivo”, ressaltou.
A Oceaneering é uma fornecedora global de serviços e produtos de engenharia, principalmente para o sector de energia “offshore”, com foco em aplicações em águas profundas. Através do uso de sua experiência em tecnologia aplicada, a Oceaneering também atende as indústrias de defesa, entretenimento e aeroespacial.