As operações “Overnight”, no mercado monetário interbancário angolano, registaram, em Abril, uma redução de 24,07 por cento dos montantes transaccionados, totalizando um fluxo de 575,64 mil milhões de kwanzas. A Luibor, na maturidade overnight, situou-se em 20,05 por cento, o que representou um aumento face ao nível em que se encontrava no início do ano (17,77).
Afinal o q ue são as operações overnight? O bancário Wilson Tavares explica sobre este instrumento, que já foi de acesso do público, mas agora é exclusivo de bancos.
“Durante um dia de operação bancária, um banco efectua várias operações. No final do dia, ele pode fechar o expediente com necessidades de dinheiro para fazer cobertura aos empréstimos que fez, financiamentos que se obrigou ou mesmo aos seguros que teve de pagar. Não tendo à sua disposição capital suficiente para os regularizar, o banco vai a outros bancos e recebe empréstimos destes, para devolver no dia seguinte. Essa operação de recebe hoje para pagar amanhã é que se designa por “Overnight” na banca”.
No caso angolano, a Luanda Interbank Offered Rate (LUIBOR) é uma taxa de juro baseada nas taxas de juro das operações de cedência de liquidez, em moeda nacional, de fundos não garantidos, realizadas entre bancos para a maturidade de 1 (um) dia (overnight), e pela informação prestada pelos mesmos sobre as taxas de juro oferecidas e aceites para maturidades de 30 dias a 365 dias. A Luibor é compilada, calculada e divulgada pelo Banco Nacional de Angola (BNA) para as maturidades das operações de 1 (um) até 365 dias.