Técnicos do Ministério das Finanças procederam, recentemente, à apresentação do Portal do Investidor, um meio que permite investimentos no valor mínimo de 50 mil kwanzas.
Conforme os dados divulgados pelo Minfin, o portal disponibiliza mais de uma modalidade de investimento e confere ao investidor a possibilidade de escolher aquilo que melhor se adequa às suas necessidades.
O Portal do Investidor é uma ferramenta de poupança que visa captar a atenção de investidores nacionais que anteriormente manifestavam muitas dificuldades em realizar a compra de Títulos do Tesouro (Bilhetes e Obrigações do Tesouro).
Na sessão de apresentação estiveram presentes cerca de 50 participantes, os quais tiveram a oportunidade de conhecer o novo instrumento financeiro recentemente disponibilizado pelo Ministério das Finanças, saber como funciona, como simular um investimento, o que são Bilhetes do Tesouro e Obrigações do Tesouro, entre outras questões relevantes.
Os Bilhetes do Tesouro: são valores mobiliários de curto prazo com um valor unitário de mil kwanzas, podendo ser emitidos com prazos até 364 dias, colocados a desconto através de leilão e reembolsáveis no vencimento pelo seu valor nominal (características definidas na Lei n.º 1/14, de 6 de Fevereiro).
Sobre as as obrigações Do Tesouro podem ser:
- Obrigações do Tesouro não reajustáveis (OT NR), Títulos sem qualquer indexação, emitidas em moeda nacional
- Obrigações do Tesouro indexadas à taxa de câmbio (OT XC), ou seja, a quantidade de dinheiro a ser paga ao detentor do título é calculada tendo em conta a variação cambial;
- Obrigações do Tesouro em Moeda Externa (OT ME): são títulos emitidos pelo Tesouro Nacional em moeda externa (dólar).
A UGD Tem como missão a negociação e contratação de créditos necessários ao financiamento do Estado no âmbito do Orçamento Geral do Estado, a gestão das disponibilidades de crédito e do endividamento, bem como a concepção da estratégia da divida pública e sua gestão.