Os estoques de petróleo dos Estados Unidos da América (EUA) subiram na última semana, enquanto os de gasolina e derivados caíram, segundo mostraram dados do Instituto Americano de Petróleo (API, na sigla em inglês) nesta terça-feira (19).
Conforme a publicação da agência, os estoques de petróleo subiram em 1,4 milhão de barris na semana encerrada em 15 de Setembro, para 470,3 milhões, ante expectativas para alta de 3,5 milhões de barris. Os estoques de petróleo no centro de entregas de Cushing, no Oklahoma, subiram em 422 mil barris, disse o API.
Já os estoques de gasolina caíram em 5,1 milhões de barris, ante expectativas em pesquisa da Reuters para declínio de 2,1 milhões de barris. Os de derivados, que incluem diesel e óleo para aquecimento, caíram em 6,1 milhões de barris, ante expectativas de analistas para queda de 1,6 milhão de barris, de acordo com os indicadores
mostrados pelo API.

Cenário de Julho
As reservas de petróleo dos Estados Unidos baixaram, em Julho, em 7,2 milhões de barris e ficaram em 483,4 milhões, informou o Departamento de Energia. Apesar da descida, superior à que os analistas tinham antecipado (3 milhões de barris), as reservas mantiveram-se em níveis muito elevados para aquela altura do ano, de acordo com dados oficiais.