A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) reafirmou, esta semana, em comunicado de imprensa assinado pelo seu departamento de comunicação, que cada vez mais está virada à pesquisa, exploração e produção de hidrocarbonetos, descartando assim a ideia de que deixará de produzir petróleo ao vender alguns activos.
O comunicado da Sonangol diz vir esclarecer informações divulgadas anteriormentem por determinados órgãos de comunicação, segundo as quais a petrolífera nacional deixaria de produzir petróleo, para reforçar a sua função de concessionária e regulador.
A petrolífera estatal diz-se fortemente empenhada na consolidação das premissas que deverão sustentar todo o processo de regeneração pretendido para a petrolífera nacional.
“Para o efeito, têm sido equacionadas uma série de medidas que, uma vez implementadas, deverão direccionar a Sonangol, essencialmente, para o seu “core business”, isto é, assegurando, fundamentalmente, que o seu foco seja a pesquisa, exploração e produção de hidrocarbonetos, bem como de outras actividades da cadeia de valor do petróleo e do gás, tais como a refinação, o transporte, a armazenagem e a distribuição e comercialização
de derivados daqueles”, lê-se.