O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou o programa de empréstimos de 2018 avaliado em oito biliões de dólares americanos a injectar nos mercados de capitais, soube-se em Abidjan junto da sede da instituição
financeira internacional.
De acordo com o órgão de imprensa do BAD, a instituição presta assistência financeira aos países-membros, mobilizando fundos principalmente dos mercados de capitais em conformidade com o seu programa anual de empréstimos.
O Banco Africano de Desenvolvimento tem a classificação AAA (primeira qualidade) das principais agências internacionais de notação, nomeadamente Fitch, Moody’s e Standard.
No Togo, o Banco Mundial (BM) assinou, esta quinta-feira, com o Togo três acordos de financiamento de projectos no valor de 101 milhões e 900 mil dólares americanos, ou seja, mais de 58 biliões de francos CFA, soube a Pana de fontes próximas da missão da instituição de Brettow Woods, em Lomé.
Segundo o BM, trata-se de duas doações de 66,9 milhões de dólares americanos e 35 milhões de dólares americanos sob forma de crédito. A primeira, designado Projecto de Governação Económica, representa uma doação de 15 milhões, para ajudar a reforçar a gestão dos investimentos públicos. A segunda tem a denominação de Programa de Apoio à Gestão Fiscal e Reformas ligadas às Infra-estruturas (PAGFRI), numa doação de 51 milhões e 900 mil
dólares americanos.