O aumento das exportações acontece num ano em que a Petrobras tem meta de elevar em 7,5 por cento da sua produção, após dois anos de queda na extracção de petróleo e forte défice da conta petróleo do país, por conta das importações de combustíveis para abastecer o mercado interno.
Pela média diária, as exportações de petróleo no início deste mês cresceram 158 por cento em relação a Abril do ano passado, para 119,5 mil toneladas e 50 por cento ante o embarque de 79,8 mil toneladas ao dia registado em Março deste ano.
O preço do petróleo exportado subiu para 680,8 dólares por tonelada, ante 643,2 dólares/t em Março deste ano e 663,1 dólares/t em Abril do ano passado.
A receita com as exportações de petróleo no acumulado do mês atingiu 732 milhões de dólares.
O petróleo normalmente está entre as três principais commodities exportadas pelo Brasil, juntamente com o minério de ferro e a soja.
Por outro lado, as exportações de minério de ferro, principal produto da pauta de exportação por começaram esse mês em queda, tanto em volume como em preço, que recuou para o menor nível desde Agosto de 2013, segundo média mensal da Secex.