O Presidente chinês, Xi Jinping, recebe esta semana a delegação norte-americana que está em Pequim a negociar uma solução para as disputas comerciais entre os dois países.
Segundo o South China Morning Post, o Presidente chinês reúne nesta sexta-feira, com o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, e o representante do Comércio, Robert Lighthizer. A informação não foi ainda confirmada por fontes oficiais. Mnuchin e Lighthizer reúnem nos dias 14 e 15 com o vice-primeiro-ministro chinês Liu He.
Este será o terceiro frente-a-frente desde que, no início de Dezembro, Xi Jinping e o homólogo norte-americano, Donald Trump, concordaram uma trégua de 90 dias, para encontrar uma solução para a guerra comercial que espoletou entre os dois países, no Verão passado.
Washington e Pequim aumentaram já as taxas alfandegárias sobre centenas de milhões de dólares de produtos de cada um e, caso não haja um acordo até ao fim do período de trégua, que termina a 1 de Março, Trump ameaça aumentar ainda mais as taxas sobre importações oriundas da China.
Na passada terça-feira, o Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump afirmou que poderá dar à China mais tempo “caso estejamos perto de um acordo, um acordo real”.