O volume de negócios do sector da indústria está em alta em Moçambique. No fecho do terceiro trimestre de 2018, atingiu uma variação positiva de 305,9 por cento, uma subida ligeira face a Agosto (299,9) e 292,9 em Julho, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Em termos homólogos (comparação com 3º trimestre de 2017), o negócio deste sector de actividade apresentou em Setembro do corrente ano, uma desaceleração em 6,2 por cento, contra significativas variações positivas de 1,9 e 9,5 registadas em Agosto e Julho, respectivamente.
O agrupamento de bens de consumo não duradouro apresentou em Setembro uma taxa de variação homóloga negativa de (18,1 por cento), alterando a tendência das taxas de variação homóloga positiva registadas ao longo do trimestre anterior.
O agrupamento de bens de energia apresentou variações homólogas positivas com “tendência irregular” ao longo do trimestre em análise, tendo alcançado 28,7 por cento em Setembro depois de passar por 38,3 e 62,1 em Agosto e Julho respectivamente, refere o Instituto Nacional de Estatística.