A companhia nacional aérea egípcia, EgyptAir retomou os seus voos no princípio desta semana entre o Cairo e Cartum, a capital sudanesa após uma suspensão de vários dias, constatou a Pana no local.
A companhia havia anulado todos os seus voos entre as duas cidades, nos últimos dias devido à insegurança resultante dos acontecimentos políticos e de segurança que ocorrem no Sudão, desde abril último.
No entanto, várias companhias sudanesas mantiveram os seus voos com destino à cidade do Cairo, mesmo com muito atraso nos seus horários, refere-se na cidade do Cairo.
O Sudão defende a segurança e a estabilidade do Egito e deseja reforçar os laços fraternos e as relações estratégicas que preservam os interesses dos dois países e sem dúvidas, a ligação aérea é um dos factores importantes da relação entre os dois Estados.
A luta pelo triângulo fronteiriço de Halaib e Shalatin ressurgiu entre o Egipto e o Sudão, depois de Cartum ter aproveitado a cessão por parte do Cairo de duas ilhas à Arábia Saudita para reivindicar o território, e vem sendo, até aos dias de hoje, o grande motivo das divergências políticas e económicas dos dois países islâmicos naquela região do Continente Africano.