A partir do dia 19 de Novembro, a cidade de Addis Abeba, na Etiópia, acolhe o 8º seminário anual sobre títulos em moeda local, sob a égide da Iniciativa dos Mercados Financeiros Africanos (AFMI), do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).
O BAD anunciou, na passada segunda-feira, num comunicado, que o seminário de três dias terá como foco
“mercados de capitais”.
O objectivo da AFMI é promover o desenvolvimento e a resiliência a longo prazo dos mercados de dívida em África, através do reforço do mercado obrigacionista nacional e do investimento em instrumentos denominados em moedas locais.
Um dos objectivos da reunião é permitir aos Governos melhorarem as condições de empréstimo nos mercados financeiros domésticos, reduzindo assim a sua dependência relativamente à dívida em moeda estrangeira.
Também visa aumentar opções de financiamento dadas a empresas, para funcionarem como um catalisador para o desenvolvimento e a estabilidade dos mercados financeiros.
O encontro analisará igualmente formas de reforçar a integração dos mercados financeiros regionais, e melhorar a disponibilidade e a transparência de dados relativos aos títulos de rendimento fixo africanos.
O evento reunirá mais de 100 intervenientes do sector financeiro, incluindo governadores de bancos centrais e ministros das finanças.
Nele participarão também gestores de bancos comerciais, de fundos de pensões, bem como agentes de ligação que cobrem o mercado da dívida, pensões, seguros e a gestão geral do BAD.