Especialistas dos da América e da Índia deslocam-se este mês a Angola para partilhar com empresas angolanas experiências de exportação e comércio internacional.
A informação foi avançada pela Agência para a Promoção de Investimento e Exportação de Angola (APIEX), que revela que a vinda desses especialistas a Angola decorre de uma diplomacia económica que a Apiex tem vindo a desenvolver há algum tempo, virada
para a promoção de parcerias.
Assim, dos Estados Unidos da América chega no final de setembro, um especialista que vai formar empresas angolanas sobre a Lei de Oportunidade e Crescimento Económico em África (AGOA), que concede aos países africanos possibilidades de exportação com isenções aduaneiras, facilidade, entretanto, pouco aproveitada pelo empresariado angolano.
Da Índia também chegam a 20 deste mês, três especialistas do Instituto Empresarial daquele país, para formação sobre comércio internacional. A vinda dos indianos resulta de uma parceria com a embaixada da Índia no em Angola.
Entretanto, o Fundo de Crédito Internacional, o Eximbank da Índia, apresentou recentemente num fórum as oportunidades de crédito que a Índia dá para os empresários angolanos.