16.ª sessão da cimeira dos chefes de Estado e de governo da Organização para a Cooperação Islâmica (OCI) realizar-se-á em 2022 na República da Gâmbia, indica um comunicado final da 15.ª sessão do mesmo fórum ocorrido em Meca, na Arábia Saudita.
No comunicado, líderes muçulmanos declaram que “a conferência decidiu convocar a sua 16.ª sessão na República da Gâmbia em 2022, em data por determinar em coordenação com o Secretariado Geral da OCI”.
Para o efeito, os Estados-membros da OCI e seus órgãos competentes são chamados a cooperar com o Secretariado Geral para apoiar o anfitrião (Gâmbia) e envidar esforços a fim de garantirem o êxito da conferência islâmica na cimeira de 2022.
O Governo da Gâmbia havia anunciado, em maio último, ter adiado a organização da cimeira de 2019, para se dar mais tempo a fim de acolher com êxito a maior reunião de líderes islâmicos do mundo.
Esta decisão, que abriu a via à Arábia Saudita, sede da OCI, para acolher a 15.ª sessão e dar, ao mesmo tempo, à Gâmbia tempo suficiente para se preparar.
A Gâmbia, oficialmente República da Gâmbia, é um pequeno país da África Ocidental que rodeia o curso inferior do rio Gâmbia. Tem uma pequena extensão de litoral Atlântico, a oeste, e uma extensa fronteira com o Senegal, que cerca o país por todos os demais lados, tendo como capitalBanjul e língua oficial o inglês.