Governo acusa gestão do Bank of America

Foto por Divulgação
A comissão de valores mobiliários do país (SEC) e o departamento de justiça norte-americano interpuseram processos judiciais, em paralelo, junto de dois tribunais norte-americanos. Os organismos acusam o banco de fazer declarações enganosas e não revelar factos importantes sobre o conjunto de hipotecas subjacentes a uma venda de títulos a investidores, no início de 2008.
Em resposta aos processos desencadeados, o Bank of America refere, em comunicado, que se tratavam de “hipotecas primárias vendidas a investidores sofisticados que tinham amplo acesso a dados subjacentes”. O banco garantiu ainda, na mesma nota citada pela agência Reuters, que irá demonstrar isto.
No mesmo comunicado, o banco afirma que os empréstimos que faziam parte daquele conjunto registavam melhor desempenho do que outros “com características semelhantes, criados e securitizados, ao mesmo tempo, por outras instituições financeiras”, segundo a agência britânica. E acrescenta: “nós não somos responsáveisdivulgaçãopelo colapso do mercado imobiliário” que teve por consequência a perda de valor dos títulos.
Até aqui, a maioria dos casos em que o Bank of America se viu envolvido, relacionaram-se com a aquisição do Merrill Lynch e com a credora de habitação Countrywide. O Governo norte-americano ressalva, porém que, neste caso, as hipotecas aos títulos foram criados, securitizados e vendidos pelo Bank of America.
No mercado bolsista alemão, o Bank of America perde 2,93 por cento para 10,751 euros, por acção.