O Governo da República do Rwanda anuncia, através da empresa Ihaba com sede na Praia (Cabo Verde) e com a qual tem parceria de cooperação, que a segunda Cimeira de Inovação em África (AIS II) será realizada entre 6 e 8 de Junho de 2018, no Centro de Convenções de Kigali, capital de Rwanda. A organização informa que a AIS II basear-se-á nos bons resultados da primeira Cimeira que teve lugar na Cidade da Praia em 2014 e incluirá actividades antes, durante e após a Cimeira inaugural. Tudo com o foco nos desafios do continente a se vencer.
Para os promotores, a AIS procura soluções inovadoras e disruptivas para os principais desafios enfrentados pelos países africanos, com foco no acesso à energia e água, na insegurança alimentar e nos sistemas de saúde da África.
Conforme o pograma, será uma cimeira de três dias que incluirá um conjunto de sessões plenárias sobre questões temáticas importantes, mais de 20 workshops facilitados em grupos de trabalho focados para aprofundar o diálogo e buscar soluções para os desafios enfrentados pelos países africanos, bem como muitos eventos paralelos e programas específicos.
Segundo a organização, antes da Cimeira a AIS promoverá maratonas de programação e blogs para mobilizar o envolvimento popular. Já na fase pós-Cimeira, a AIS trabalhará numa série de resultados em conhecimento, incluindo resumos de políticas e livro com estudos de caso, bem como promover a implementação
das recomendações finais.
Como plataforma de diálogo e acções das partes interessadas, a cimeira reunirá participantes com poderes para agir, de todas as partes do continente.