Com 2309 metros de comprimento, 185 metros de altura e uma capacidade para inundar uma extensão de 632 quilómetros quadrados, a barragem hidroeléctrica Three Gorges merece bem o estatuto de maior barragem do mundo. O que pode não saber é que esta barragem tem a capacidade de alterar a rotação da Terra.
Conta o Business Insider que, de acordo com cálculos da NASA, quando esta barragem está na sua capacidade máxima de 39,3 quilómetros cúbicos de água, a inércia da massa de água é capaz de aumentar a duração do dia em 0,06 microssegundos. O planeta fica então mais arredondado e achatado nos seus polos.
A barragem Three Gorges foi construída no rio Yang-tsé, o maior rio da China. A sua construção foi iniciada em 1993 e concluída em 2006. Na sua construção foram usados 27.200.000 metros cúbicos de betão e 463.000 toneladas de ferro (o equivalente para construir 63 Torres Eiffel), com a quantidade de energia produzida a chegar aos 22.500 MW.
Como dito anteriormente, apesar de ser um sucesso e resolver algumas necessidades do país, a barragem tem causado certos problemas. Para começar, durante sua construção, 100 funcionários morreram, 1,3 milhão de pessoas precisaram ser realojadas para a utilização do local e muitas áreas de escavação histórica foram destruídas. Além disso, existem as preocupações ambientais. A população de peixes está em declínio e a poluição está a aumentar, pois a natureza de autolimpeza do rio foi sufocada pela barragem.