As Ilhas Maurícias e Moçambique organizaram esta semana, a primeira sessão da sua Comissão Permanente Mista de Cooperação com o objectivo de consolidar as relações bilaterais entre os dois países.
Um responsável governamental maurício declarou que os objectivos da comissão eram igualmente finalizar e assinar acordos entre as Maurícias e Moçambique e continuar as discussões sobre os casos pendentes. Segundo disse, a reunião vai encorajar a cooperação em sectores como a agricultura, o comércio, pesca, educação, pesquisa, cultura, energia, saúde e a facilitação dos negócios.
As Ilhas Maurícias e Moçambique assinaram três protocolos de acordo durante a visita de Estado efectuada às Maurícias, em Janeiro deste ano, pelo Presidente de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, afim de renovar o seu firme engajamento em reforçar os laços bilaterais e económicos que existem e reforçar o compromisso em África.
Os protocolos abrangem a cooperação do ambiente e a conservação dos recursos naturais, a promoção dos dois países enquanto destinos turísticos atractivos e o reforço do comércio e investimentos nos dois países.