A República Democrática do Congo (RDC) espera por uma duplicação da sua população de 20 em 20 anos com impacto directo na realização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030, declarou o ministro congolês de Estado para o Plano, Modeste Bahati Lukwebo.
Falando por ocasião do lançamento, em Kinshasa, das actividades comemorativas do Dia Mundial da População, Lukwebo indicou que o ritmo de crescimento da população da RDC se estima em 3,1 por cento por ano e que a duplicação da população é caracterizada pela diminuição dos meios de subsistência da população.
De facto, 63 por cento dos congoleses vivem com um dólar americano por dia e mais de quatro crianças menores dos cinco anos de idade sofrem de desnutrição crónica. A população caracteriza-se pela superioridade da sua juventude, pois cerca de 61 por cento da população tem menos de 20 anos e a pirâmide actual exerce uma forte pressão na economia contribuindo para a diminuição dos benefícios socioeconómicos. O planeamento temcontribuido para a redução da mortalidade materna e infantil.