Em todas as empresas é fundamental ter uma preocupação alta com a taxa de “turnover” e esta deve ser constantemente analisada e avaliada, pois, os seus impactos são directos na satisfação dos colaboradores e na produtividade da empresa.
O termo turnover é a medição da rotatividade de pessoal, que mede o giro de entradas e saídas de funcionários. Se o índice de saída de colaboradores numa empresa for muito alto, isso se torna oneroso, pois, a cada saída, normalmente segue-se uma admissão, e este giro cria um
custo alto de mão de obra.
A perda de mão-de-obra sempre é prejudicial a uma organização, em especial quando perde bons colaboradores, qualificados e treinados. O outro problema é que os empresários terão que arcar com gastos da rescisão do antigo profissional, despesas de selecção, de recrutamento, e, além disso, também terá que treinar, dar um período de adaptação, o que é bastante arriscado, podendo ocorrer durante o desligamento, entre outras variáveis. Assim, o ideal é que o turnover de uma empresa tenha um índice apenas necessário para que haja renovação saudável dos profissionais.
Em algumas empresas, o custo de rotatividade de pessoal, pode chegar até o equivalente à oito salários nominais, por empregado, dependendo do cargo. O que vale dizer que, pelo mesmo valor, mantém-se o mesmo funcionário trabalhando durante 8 meses.
Assim, é fundamental evitar factores causais de um alto índice de turnover, que estão directamente ligados à motivação no meio de trabalho. Quando essa for baixa torna-se urgente que a organização examine o seu ambiente humano e descubra as causas e aja para saná-las, melhorando o clima humano e a motivação.
Para reduzir o índice de rotatividade de pessoal, devemos em primeiro lugar, pesquisar as principais causas, diagnosticar cada uma e finalmente atribuir uma solução. Muitos administradores podem estranhar, mas diferente do que se possa pensar, a questão salarial não é a única que influencia o alto turnover. Mas com certeza uma empresa que paga muito pouco para os seus valores terá primeiramente que repensar essa situação, para depois utilizar outras
medidas motivacionais.
Pesquisas realizadas em algumas corporações mostram que um dos principais motivos para a saída de colaboradores das empresas é o relacionamento com os seus superiores. Assim, os colaboradores se demitem dos chefes e não da organização.
Além desses pontos, outros que são imperativos na hora de trocar de empresas são benefícios insuficientes ou mal empregados; sociabilidade precária; baixa interação entre grupos de trabalho; ambiente e clima de trabalho desconfortáveis e política interna de pessoal mal empregada.
A patir daí, toda a instituição deve estar aliada para a reversão desse quadro, principalmente a área de RH e as lideranças. Mas cada vez mais, o papel fundamental para o controlo do turnover são as lideranças e a forma como elas se apresentam perante os seus colaboradores. Esses estilos de liderança podem ser divididos em oito pontos: directivo, participativo, coaching, autoritário, afectivo, modelador, Laissez- Faire e visionário. Mas não há como definir quais os estilos que são bons ou maus. O importante é adaptar a maneira certa de liderar às necessidades dos colaboradores e da empresa. Veja abaixo alguns pontos para reduzir o turnover da sua empresa:
1. Quando o colaborador pede demissão ou é demitido faça uma entrevista pessoal para saber o motivo. Questionário estruturado para ser preenchido por mera formalidade de nada adianta;
2. Compare o salário que oferece com os de outra empresa. Muitas vezes terá a triste descoberta que está a formar
mão de obra para eles;
3. A sua empresa possui um plano de carreira claro? Tenha definido até onde os colaboradores podem chegar e executar essas acções, que na maioria das vezes conquistam muito sucesso;
4. Como são feitas as reciclagens ou aperfeiçoamento? Solicite a apostila e participe de algum curso. Olho nisto, pois é comum mandar o funcionário participar mais de uma vez do mesmo treinamento inicial, sob a alegação de que vamos ver se assim aprende;
5. A sua empresa tem políticas para plantão de finais de semana, férias e horas extras? É comum escalar o pessoal com o intuito de punição. Esse é um ponto muito importante, veja se a empresa não possui protegidos, qual o número de faltas aos sábados e domingos. Confira também as faltas às segundas feiras;
6. Atestados médicos: confira e confirme os motivos. Não se assuste com as justificativas daqueles que vão acompanhar parentes sob a alegação de que faltando ou não,
ninguém se importa;
7. Qual o clima que reina na empresa? Como os supervisores e monitores de qualidade tratam os colaboradores? Eles dão feedback? Pesquise estes
dados cuidadosamente.