ATotal inaugurou o seu milésimo posto de serviço à base de energia renovável, alimentado por painéis solares.
Os sistemas solares por cima do telhado da loja Total Palmeraie, em Marraquexe (Marrocos), são uma referência no programa da empresa para expandir o sistema solar em algumas das suas estações de serviço em todo o mundo, iniciado no final de 2016.
O objectivo da Total é montar 5 mil estações suportadas com energia solar em 57 países. O trabalho deve ser acelerado nos próximos meses, para atingir cerca de mil estações por ano. Mais de um terço das estações Total de redes à retalho, em todo o mundo, estarão equipados com painéis solares SunPower de alta eficiência.
A Total também está a colocar energia renovável nos locais de produção, como fábricas, refinarias e edifícios de escritórios. Até hoje, já foram identificados vários projectos para equipar várias plantas ou prédios de escritórios com painéis solares, somando uma potência nominal de mais de 200 mega watts, pico equivalente à procura de electricidade de uma cidade de 200 mil pessoas.
Momar Nguer, presidente de Marketing e Serviços Total e membro do Comité Executivo da Total, referiu que as estações de serviço, equipadas com painéis solares, são mais independentes da rede e mostram o “know-how” e “expertise” em energias renováveis, um programa que deve reduzir as emissões de carbono da rede a retalho em mais de 50 mil toneladas por ano.

Estratégia
O vice-presidente senior de Renováveis da Total, Julien Pouget, acrescentou que as estações de serviço da Solarizing Total estão totalmente alinhadas com a estratégia da empresa de geração e fornecimento de electricidade renovável distribuída.
A estação de serviço Total Palmeraie, recentemente apetrechada, foi inaugurara terça-feira e tem 134 metros quadrados de painéis foto-voltaicos. O sistema deve produzir 45 megawatts-hora de energia por ano e deve reduzir as emissões de carbono do posto de venda em 30 toneladas por ano.
A Total integra a mudança climática à sua estratégia e está a frente das novas tendências do mercado de energia, construindo um portfólio de empresas de baixo carbono, que devem responder por 15 a 20 por cento das suas vendas até 2040. Actualmente, a capacidade total de geração de energia de baixo carbono em todo o mundo está em quase 7 gigawatts, dos quais 3 gigawatts de energias renováveis.
Com mais de 40 anos de experiência em energia solar, a Total contribui activamente para o crescimento da energia solar em todo o mundo, projectando e operando centrais eléctricas em escala de serviços públicos e fornecendo aos clientes industriais e comerciais energia solar gerada em seus próprios locais.