O turismo de cruzeiro registou em 2013 um crescimento expresso em Cabo Verde traduzido no aumento de 96 por cento de navios que escalaram os portos do arquipélago e de 98 passageiros transportados, segundo uma fonte da empresa nacional de portos (ENAPOR).

Segundo a fonte, os diferentes portos do arquipélago foram escalados, no ano passado, por um total de 157 navios de cruzeiro que trouxeram às ilhas 75.653 visitantes.

As estatísticas indicam que o Porto Grande do Mindelo recebeu 57 das 157 escalas e 40.273 dos 75.643 dos passageiros seguido do porto da Cidade da Praia, com 39 navios e 26.585 passageiros, à frente do de Porto Novo (Santo Antão), com 15 e 3.834, do Porto de Vale de Cavaleiros (Fogo), com 13 e 1.142, e do Porto da Furna (Brava), com 11 e 546.

O Porto de Palmeira (Sal) recebeu nove navios e 1.982 passageiros, à frente do Porto Inglês (Maio - seis para 601), do Tarrafal (São Nicolau - cinco e 266) e do Porto de Sal-Rei (Boavista - dois navios e 414).

A Enapor considera que as perspectivas para 2014 são “animadoras”, já que se prevê a escala de 165 navios de cruzeiro, com 76.250 passageiros, que, maioritariamente, irão atracar nos portos do Mindelo, com 61 paragens, e da Cidade da Praia, com 42.

A Enaport vai apresentar estes dados durante a edição deste ano da Seatrate Miami, a maior feira de cruzeiros do mundo, que se realiza naquela cidade norte-americana do mês em curso na expectativa de convencer os operadores deste sector do mercado turístico de que Cabo Verde já possui dois portos modernos (Cidade da Praia e Mindelo) que podem receber em simultâneo três navios de cruzeiros de diversos tamanhos.

A empresa portuária cabo-verdiana, que tem sido a principal promotora deste tipo de turismo, vai ainda aproveitar esta sua presença no certame para informar que os operadores cabo-verdianos estão a trabalhar para que os navios de cruzeiro possam aportar com divulgaçãomaior frequência nas restantes ilhas do arquipélago - Santo Antão, Sal, Boavista, Fogo, São Nicolau, Maio e Brava - tendo em conta a evolução do sector do turismo e hotelaria no país.

A Enapor vai também elaborar este ano um estudo de mercado e melhorar o acolhimento dos turistas.

O turismo de cruzeiro, que tem crescido exponencialmente, é uma das apostas do Governo cabo-verdiano, que, em Julho de 2013, assinou com a Holanda um acordo de financiamento do estudo para a construção de um terminal de cruzeiros no Mindelo.