Economia

Agricultura familiar assume 90 por cento da produção no Bié

José Chaves | Camacupa

Jornalista

A produção familiar é, actualmente, responsável por 90 por cento da oferta de bens agrícolas produzidos no Bié, informou a administradora municipal de Camacupa.

06/05/2024  Última atualização 11H00
Famílias continuam a sustentar a produção alimentar no país © Fotografia por: Jose Chaves | Edições Novembro

Deolinda Belvina Gonçalves reconhece os esforços desenvolvidos pelos camponeses, para o aumento da produção nacional, que ainda assim é deficitária atendendo o consumo interno e a necessidade de gerar excedentes para a exportação.

Deolinda Gonçalves explicou ainda que os camponeses de Camacupa são, essencialmente, pequenos

produtores.

Apesar disso, reiterou a administradora, estes são os responsáveis ​​pela maioria dos alimentos que vão à mesa das famílias locais e de outros pontos do país.

"Camacupa sempre foi uma zona com potencial agrícola, com abundância de recursos hídricos e possui terras aráveis ​​sem limites”, disse.

Segundo referiu, a maioria dos camponeses da localidade produz em grande escala milho, feijão, mandioca, trigo, soja, jinguba e arroz. Contudo, há também produção de batata rena e doce.

"Actualmente, os agricultores já conseguem diversificar as culturas com uma variedade de produtos agrícolas, desde hortícolas, tubérculos e frutícolas”, afirmou.

Detentor do título da última edição da Feira Provincial da Batata e do Milho, realizada, em 2023, na cidade do Cuito, o município de Camacupa, para a presente campanha agrícola, preparou 200 hectares, com a previsão de colheita de duas toneladas por hectare, o que perfaz 400 toneladas de diferentes produtos só nesta primeira época.

Em Camacupa, existem cerca de 254 escolas de campo, sete cooperativas, devidamente legalizadas, e produtores individuais, cuja produção chega mesmo a atingir níveis de até 60 hectares. A previsão da presente campanha é de colheita de mais de 50 toneladas só de milho.

A região começou também com o relançamento do cultivo do trigo, tendo preparado, este ano, sete hectares.

No município, existem duas grandes fazendas, nomeadamente a Arrozal, que produz grandes quantidades de arroz, e a Agroindustrial, propriedade das FAA, e que está a produzir milho em grande escala, além de outros produtos.

O município de Camacupa situa-se a 82 quilómetros a leste da cidade do Cuito, capital da província do Bié. Tem nove mil e 469 quilómetros quadrados. É constituída pelas comunas sede (Camacupa), Ringoma, Muinha, Umpulo e Cuanza. Até 1975, designou-se General Machado. É limitado a norte pelos municípios de Nharea e Luquembo; a leste pelos municípios do Cuemba, do Moxico e dos Luchazes; a sul pelo município de Chitembo e a oeste pelos municípios de Catabola e Cuito.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia