O sector da Energia e Águas está, neste momento, a investir na construção de quinze parques solares, em igual número de circunscrições da província da Lunda-Norte.
Mais de 30 mil cabeças de gado bovino vão ser vacinadas na província do Cuanza-Norte, contra a peripneumonia, carbúnculos hemático e sintomático a dermatite nodular, durante a campanha aberta sexta-feira, no bairro Quimaco, comuna do Tango, no município de Ambaca.
Tentativas de fraude relacionadas com alegadas ofertas de emprego, oportunidade de aplicações financeiras e de concessão de crédito de forma fácil, iniciadas por mensagens instantâneas nas redes sociais e chamadas telefónicas, estão em alta no país, alerta o Banco Nacional de Angola (BNA).
Em comunicado disponível na sua página electrónica, o BNA avisa que propostas apresentadas dessa forma devem ser ignoradas, não devendo o público "trocar quaisquer informações, seja qual for a natureza, visando evitar riscos de burlas”.
Em caso de suspeita quanto à recepção de chamadas telefónicas ou mensagens electrónicas fraudulentas, prossegue o documento, o Banco Nacional de Angola sugere que o utente desligue imediatamente o telemóvel, bloqueie os referidos contactos e denuncie os infractores aos órgãos competentes.
O comunicado reafirma que as instituições financeiras habilitadas a captar depósitos e conceder crédito estão registadas no Banco Nacional de Angola, havendo disponível uma lista na página electrónica acessível a todos quantos a queiram consultar.
Para o caso das propostas de oferta de emprego, as mensagens têm geralmente um conteúdo em que a área responsável pelos Recursos Humanos de determinada instituição financeira tem disponíveis vagas de emprego para enquadramento imediato, com propostas remuneratórias bastante competitivas, indicando um número de telefone para os interessados em mais esclarecimento ou a aceder a uma dada ligação online.
"Nas mensagens sobre supostas aplicações financeiras vantajosas ou o acesso a produtos de crédito de forma imediata, as vítimas são convidadas a proceder ao pagamento de uma comissão inicial e, tão logo efectuem o referido pagamento, o alegado proponente desaparece sem deixar rasto, deixando de atender às chamadas telefónicas ou responder às mensagens”, adverte o documento.
O BNA convida a que, em casos do género, além de medidas para impedir o prosseguimento dos contactos, o público contacte directamente o Banco Nacional de Angola através do endereço electrónico reclamacoes@bna.ao ou a que se dirija à área de Provedoria ao Consumidor do banco comercial de que é cliente.
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