Política

Angola prepara reunião plenária da SADC sobre energias renováveis

Yara Simão

Jornalista

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebeu, terça-feira, em Luanda, a secretária-geral do Fórum Parlamentar da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (FP-SADC), Boemo Sekgoma, com quem abordou a 55.ª reunião plenária da organização, que Angola acolhe de 1 a 7 de Julho.

01/05/2024  Última atualização 08H27
Líderes parlamentares Carolina Cerqueira e Boemo Sekgoma falaram dos desafios regionais © Fotografia por: DR

O encontro deste ano vai decorrer sob o lema "O papel dos Parlamentos na promoção de políticas de energias renováveis na região da SADC e na criação de um Mercado Energético Regional Único".

À saída da audiência, Boemo Sekoma declarou à imprensa que Angola vai albergar a plenária dos 16 países da SADC, que vão discutir os assuntos da região, bem como uma discussão levada a cabo pelos ministros para preparar as políticas de energias renováveis.

"Precisamos rever as políticas na SADC sobre a energia e tornar o ambiente mais amigável, no sentido de impactar as políticas relacionadas e o financiamento climático da parte Norte da região”, explicou a secretária-geral do Fórum Parlamentar da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (FP-SADC).

O objectivo deste Fórum é proporcionar uma plataforma para apoiar e melhorar a integração regional através da participação parlamentar e promover as melhores práticas dos Parlamentos na integração e cooperação regional.

Os 16 Estados-membros da SADC vão analisar estratégias e acções nos diversos domínios, conforme os mandatos constitucionais, com realce para o domínio legislativo, fiscalização e controlo, alocação de recursos, educação das populações, benefícios e vantagens das energias renováveis, tanto para o ambiente quanto para a economia.

Sobre a relação dos dois Parlamentos, Boemo Sekoma realçou que Angola sempre liderou o processo da transformação do Fórum Parlamentar para um Regional. E, no seu entender, deve continuar a apoiar os outros países para assinar o tratado que levará a região a ter um Parlamento da SADC.

Informou que actualmente nove países já assinaram o tratado e aguardam pela Zâmbia que, brevemente, se vai tornar no décimo país a assinar: "Vamos precisar de mais dois países para o alcance do Parlamento SADC. Por isso, voltamos a Angola para solicitar que continue a liderar esta resolução. Temos toda a confiança de que já deu certo, porque Angola é um país respeitado na região”.

O encontro serviu, também, para Carolina Cerqueira e Boemo Sekgoma falarem sobre as catástrofes naturais que assolam a região, bem como a reafirmação da Assembleia Nacional em relação ao Fórum Parlamentar da SADC.

O Fórum Parlamentar da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (FP-SADC), criado em 1997, em conformidade com o Tratado da SADC, é um órgão regional composto por 14 Parlamentos, que representam mais de 3.500 deputados da região.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política