Economia

China responsável por mais de 80% do investimento global em painéis solares

JA Online

A China foi responsável por 80% do investimento global no fabrico de módulos solares fotovoltaicos em 2023, informou hoje a Agência Internacional da Energia (AIE), que descartou uma alteração na liderança a médio prazo.

06/05/2024  Última atualização 19H48
© Fotografia por: iStock

Num relatório sobre as capacidades de produção de energia limpa publicado hoje, a AIE traçou um quadro encorajador sobre a disponibilidade de fábricas para produzir as instalações solares em todo o mundo necessárias para cumprir os objectivos climáticos até 2030.

No entanto, o cenário que traça é mais preocupante do ponto de vista geopolítico devido à enorme dependência do país asiático, que representou três quartos do investimento na produção em 2023 de todas as tecnologias limpas (fotovoltaica, eólica, hidrogénio verde ou bombas de calor).

A proporção é inferior à quota de 85%, registada em 2022, o que se explica pelo facto de no aumento de 70% do investimento registado globalmente no ano passado, para 200 mil milhões de dólares, a progressão nos Estados Unidos e na União Europeia (UE) foi significativa, especialmente nas baterias, onde estas duas regiões triplicaram os valores de 2022.

 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia