Mundo

Conservadores perdem terreno nas eleições locais britânicas

A poucos meses das eleições legislativas britânicas, 107 autarquias do Reino Unido foram a votos na quinta-feira, informou, ontem, a BBC. Numa altura em que o Partido Trabalhista é dado como favorito para formar o próximo governo, a principal força política da oposição elegeu com uma vitória esmagadora mais um deputado na circunscrição de Blackpool South, antes representada pelo Partido Conservador, que desde 2019 já perdeu 11 eleições legislativas parciais. O líder trabalhista Keir Starmer considera "incrível" o resultado da eleição neste distrito e diz que mostra que os britânicos estão "fartos do declínio" e querem mudanças.

04/05/2024  Última atualização 13H40
© Fotografia por: DR

O trabalhista Chris Webb conquistou 58,9 por cento dos votos, contra 17,5 por cento obtidos pelo conservador David Jones na circunscrição de Blackpool South, de acordo com os resultados anunciados na madrugada desta sexta-feira.

O Partido Trabalhista conseguiu, assim, obter uma primeira vitória eleitoral, tornando as eleições locais um risco para o lugar de Rishi Sunak como primeiro-ministro. As primeiras sondagens apontam para uma derrota esmagadora dos conservadores nas legislativas, partido no poder há 14 anos.

"O Reino Unido está a exigir mudança. Está na altura de realizar umas eleições legislativas", escreveu Keir Starmer na rede social X.

Apesar de esperado, um mau desempenho poderá aumentar a pressão sobre Rishi Sunak para antecipar as legislativas ou para se demitir da liderança dos tories. O Governo tem até finais de Janeiro de 2025 para realizar eleições legislativas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo