Mundo

CPLP eleva padrões na formação superior

Os Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) anunciaram, sábado, em São Tomé, que vão promover padrões elevados de qualidade no ensino superior para contribuírem no alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

05/05/2024  Última atualização 10H40
© Fotografia por: DR

A intenção foi manifestada na abertura do V encontro das Agências Reguladoras do Ensino Superior da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorre na capital são-tomense sob o lema "Ciência e Inovação no Ensino Superior e Empregabilidade".

"Neste quinto encontro, temos a oportunidade não apenas de reflectir sobre os progressos alcançados até ao momento, mas também de identificar novas estratégias e colaborações que possam fortalecer ainda mais a nossa rede e promover padrões elevados de qualidade no ensino superior em toda a CPLP", declarou a ministra da Educação, Cultura e Ciência de São Tomé e Príncipe, citada pela Lusa.

Isabel Abreu considerou que o trabalho das agências reguladoras é "fundamental para melhorar os sistemas de garantias da qualidade" das instituições de ensino superior e tem permitido "construir um ambiente propício para o desenvolvimento académico e profissional" dos estudantes, bem como para o avanço das sociedades.

Sobre o lema do encontro, a ministra são-tomense considerou que "a ciência e a inovação desempenham um papel crucial" na capacitação dos estudantes "para enfrentarem os desafios do mercado de trabalho e do século 21".

Isabel Abreu anunciou que o Governo são-tomense vai inaugurar a sua primeira agência reguladora do ensino superior, o que considerou como "um marco importante" e um compromisso contínuo "rumo a qualidade e aprimoramento do ensino em São Tomé e Príncipe".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo