Política

EximBank anuncia apoio às empresas sul-coreanas

Paulo Caculo | Seul

Jornalista

O EximBank, na Coreia, anunciou, terça-feira, em Seul, a disponibilidade de um financiamento avaliado em mil milhões de dólares, para as empresas sul-coreanas com projectos de investimento em Angola.

01/05/2024  Última atualização 07H46
No encontro, decidiu-se pelo alargamento do financiamento © Fotografia por: Paulo Mulaza | Edições Novembro | Seul

A informação foi avançada pelo vice-presidente e membro do Conselho da instituição bancária, Hwang Kiyeon, no fim de uma audiência que lhe foi concedida pelo Presidente João Lourenço.

"Tivemos várias negociações entre as partes, mas, com o Senhor Presidente da República de Angola estivemos a conversar sobre a questão de alargar os financiamentos, porque, brevemente, será assinado o Acordo-Quadro para alargar o financiamento da Coreia para as empresas que irão a Angola, que será no valor de mil milhões de dólares”, disse à imprensa.

Hwang Kiyeon esclareceu, ainda, que a Korea EximBank tem vários programas de financiamento, sendo o principal o Fundo de Cooperação e Desenvolvimento Económico, além de outros programas-pacote de crédito, que deverá discutir tecnicamente com Angola.

"Tivemos uma conversa a respeito de assuntos de cooperação económica e dos papéis que o EximBank poderá fazer para o alargamento económico entre os dois países”, ressaltou o vice-presidente e membro do Conselho da instituição bancária.

Questionado sobre os prováveis sectores a beneficiar do investimento das empresas sul-coreanas, Hwang Kiyeon disse não ser da responsabilidade do banco definir isso, mas admitiu possuir conhecimento da necessidade que Angola tem em "electrificar o país com as linhas de transmissão”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política