Mundo

Governo colombiano anuncia rotura das relações com Israel

O Governo colombiano notificou oficialmente Israel sobre a rotura das relações diplomáticas, forma que o Presidente Gustavo Petro encontrou para protestar contra o que considerou de "genocídio" em Gaza, indicou, ontem, um comunicado oficial.

04/05/2024  Última atualização 13H35
© Fotografia por: DR

No comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros colombiano acrescentou que deu também início aos preparativos para a saída dos diplomatas israelitas na Colômbia.

"O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Colômbia informa que na quinta-feira foi oficialmente entregue ao embaixador de Israel na Colômbia [Gali Dagan] a Nota Verbal sobre a decisão do Governo de romper as relações diplomáticas com o Estado de Israel a partir de ontem", lê-se no comunicado.

Quarta-feira, durante um discurso nas celebrações do 1.º de Maio, Petro, um fervoroso apoiante da causa palestiniana, disse aos trabalhadores reunidos na Praça de Bolívar, em Bogotá, que a partir do dia seguinte as relações diplomáticas com o Estado de Israel seriam rompidas "por ter um Governo e um Presidente genocidas".

O Ministério dos Negócios Estrangeiros colombiano disse também, ontem, que "o embaixador foi informado de que, através do Departamento de Protocolo do Ministério, será coordenado o procedimento e o calendário para a partida do pessoal diplomático, ao mesmo tempo que foi ratificada a intenção de manter a actividade das respectivas Secções Consulares em Telavive e Bogotá".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo