Mundo

Guterres saúda posse do conselho de transição presidencial no Haiti

O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, saudou, ontem, a posse do conselho de transição presidencial no Haiti e pediu que implemente o acordo para o regresso à democracia plena, informou a AFP.

27/04/2024  Última atualização 12H00
© Fotografia por: DR

O porta-voz de António Guterres, Stéphane Dujarric, disse que o português recebeu "com satisfação" a confirmação da renúncia do Primeiro-Ministro do Haiti, Ariel Henry, e a posse do conselho, em Villa d`Accueil, nos arredores da capital, Porto Príncipe.

Dujarric pediu, em conferência de imprensa, às novas autoridades e a todas as partes interessadas para "acelerarem a plena implementação dos acordos de governação transitórios".

O porta-voz do secretário-geral da ONU reiterou o apelo para o rápido envio de uma missão internacional de apoio à segurança no Haiti, aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU em Outubro para apoiar a polícia no combate aos grupos de crime organizado.

Dujarric instou todos os Estados-membros a garantirem que a missão receba o apoio financeiro e logístico de que necessita para ter sucesso.

Também a Comunidade das Caraíbas (Caricom) disse que a posse do conselho de transição presidencial "marca uma conquista significativa através de um processo conduzido pelo Haiti, no interesse do Haiti".

"Esta é uma oportunidade para forjar um novo começo que dê a todos os haitianos esperança renovada de um retorno ao governo constitucional, à estabilidade e ao desenvolvimento sustentado", disse a comunidade, em comunicado.

O Haiti não tem eleições desde 2016 e está sem Parlamento e sem Presidente, desde o assassínio de Jovenel Moise, em Julho de 2021.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo