Mundo

Hamas aceita proposta para cessar-fogo em Gaza

O Hamas afirmou, segunda-feira, que aceita a proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza mediada pelo Egipto e pelo Qatar.

07/05/2024  Última atualização 09H40
© Fotografia por: DR

De acordo com o ‘site’ Notícias ao Minuto, o grupo palestiniano emitiu, ontem, um comunicado informando que o seu líder, Ismail Haniyeh, já anunciou a decisão num telefonema aos Governos do Qatar e do Egipto.

Há vários meses que estes dois países têm mediado conversações entre Israel e o Hamas, procurando encontrar uma solução para a guerra espoletada pelo ataque do movimento islamita em território israelita, a 7 de Outubro passado.

O porta-voz militar de Israel anunciou, entretanto, que todas as propostas relativas às negociações para libertar reféns estão a ser analisadas e garantiu que continuam as operações em Gaza.

Questionado, durante uma conferência de imprensa, se o facto de o Hamas ter aceitado a proposta terá impacto na ofensiva planeada em Rafah, o contra-almirante Daniel Hagari respondeu apenas que todas as respostas estão a ser analisadas da "forma mais séria”. "Paralelamente, ainda estamos a operar na Faixa de Gaza e continuaremos a fazê-lo”, assegurou.

Já à Reuters, uma autoridade israelita disse que a proposta que o Hamas aceitou é uma versão "diluída” de uma proposta egípcia que incluía conclusões "de longo alcance” que Israel não podia aceitar.

"Isto parece ser um estratagema destinado a fazer parecer que Israel está do lado que recusa o acordo”, disse ainda o responsável, que falou sob a condição de anonimato.

Não há ainda informação oficial sobre os detalhes da proposta, mas a Al Jazeera avança que esta incluiria três fases, cada uma com a duração de 42 dias

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo