Opinião

16/05/2024 Última atualização 13H50
Opinião

Cacimbo e obrigações

O Cacimbo, iniciado, oficialmente, ontem, causou, uma vez mais, aplausos, mas, igualmente, receios em grupos e subgrupos, de várias espécies consoante gostos e necessidades, em qualquer dos casos, sublinhe-se, acentuados nas últimas décadas.

16/05/2024 Última atualização 13H50
Opinião

Chega pra lá tala!

Quando estive no Huambo por mor do Centro Cultural, todas as noites, na suite do hotel aparecia gente para tertúlia. Eram conversas sobre literatura, política, governança local, a escassez de bens de primeira necessidade e nunca faltava, de forma misteriosa, como se tivéssemos medo uns dos outros, sim, a conversa acabava no Tala.

16/05/2024 Última atualização 13H50
Opinião

Início da estação seca

Ontem, quarta-feira, teve início a estação seca, vulgarmente conhecida por Cacimbo, nome dado no nordeste de Angola, para a época que decorre de 15 de Maio a 15 de Agosto. Esta fase do ano é assim chamada por oposição à estação das chuvas que ocorre entre Setembro e Abril.

15/05/2024 Última atualização 08H34
Opinião

Declínio do soft power americano e ascensão chinesa

A forma como os grandes conflitos são resolvidos, como são geridas as grandes tensões ou como determinados países, cujo hard e o soft power acabam por ter neles uma palavra dizer, acaba, também, indicar o poder crescente, estacionário ou decadente que certas potências têm no cenário mundial.

15/05/2024 Última atualização 08H30
Opinião

O acordo militar entre São Tomé e Príncipe e a Rússia

Li no semanário português Expresso: Marcelo Rebelo de Sousa está preocupado com o recente acordo militar entre São Tomé e Príncipe e a Rússia e disse (cito de cor) que quer “muito” conhecê-lo.

15/05/2024 Última atualização 08H27
Opinião

Coesão e solidariedade entre as famílias

A necessidade de as famílias manterem-se coesas, unidas e solidárias entre si radica na experiência que há décadas nos tem provado que os problemas económicos, sociais, culturais, apenas para mencionar estes, são transversais a todos os agregados.

14/05/2024 Última atualização 08H40
Opinião

Dia Mundial das Comunicações Sociais

Neste VII Domingo de Páscoa conhecido como o Domingo da Ascensão do Senhor, a Igreja Católica celebra também o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

14/05/2024 Última atualização 08H39
Opinião

Somos todos uns Ngangulas

Pessoalmente não acredito em realidades imutáveis. O que me proponho hoje é tudo menos discutir filosofia. Falo em realidades imutáveis, mas escuso-me a mergulhar, embora já mergulhando, na velha querela filosófica entre o Ser e Não Ser, nas teses de Parmênides e Heráclito, com o seu “tudo flui” ou, trocado em miúdos, “tudo muda”.

14/05/2024 Última atualização 08H38
Opinião

Números concretos da viagem de João Lourenço aos EUA

Historicamente, as relações entre Estados, baseadas em contratos e constituindo o objecto do Direito Internacional Público, são, geralmente pacíficas no interesse comum, embora possam ser perturbadas a dado momento e por determinada razão.

13/05/2024 Última atualização 07H45
Opinião

Os dez princípios deontológicos na vida sócio-organizacional

A vida do nosso tempo e contexto clama pela necessidade de profissionais que possuem qualidades humanas e técnicas capazes de agregar valores no cumprimento das suas atribuições que se resumem na CHAVE: C=Competências; H=Habilidades; A= Atitudes; V= Valores; E= Ética, bem como nos quatro pilares da educação para o século XXI propostos pela UNESCO: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

13/05/2024 Última atualização 07H44
Opinião

Combate à corrupção e a classe empresarial angolana

O Presidente João Lourenço fez (e bem) do combate à corrupção um dos pilares da sua governação. O fenómeno da corrupção é complexo, com tentáculos espalhados por todo o tecido económico e o seu combate levará tempo. Apesar disso, a situação económica reclama por uma nova visão do país sobre os planos de combate à corrupção.

13/05/2024 Última atualização 07H43
Opinião

Empresas incumpridoras e a Segurança Social

O funcionamento do Instituto Nacional da Segurança Social (INSS) é instrumental para dignificação daqueles que deram o seu melhor, ao longo de várias décadas, e dos que estão na expectativa de merecer a reforma, findo o prazo legal da actividade laboral activa. E para estes últimos, é imperioso que os seus descontos se efectivem junto do INSS, uma realidade que nem sempre ocorre tal como se prevê e se pretende.