Política

Manuel Augusto aborda questões de cooperação com Brasil e Ghana

Elizandra Major

Jornalista

O secretário do Bureau Político do MPLA para as Relações Internacionais, Manuel Augusto, recebeu, ontem, em audiências separadas, os embaixadores do Brasil em Angola, Rafael Vidal, e o da República do Ghana, Mavis Esi Kusorgbor, com os quais abordou questões ligadas ao fortalecimento da cooperação entre os partidos, com vista a consolidar e fortalecer as relações existentes.

04/05/2024  Última atualização 11H55
Secretário do Bureau Político do MPLA para as Relações Internacionais recebeu, separadamente, ontem, dois diplomatas © Fotografia por: armando costa | edições novembro

No final da audiência, o embaixador do Brasil em Angola, Rafael Vidal, disse que o encontro serviu para avaliar o reforço das relações bilaterais, e não só, bem como para a apresentação da nova agenda de trabalho.

"A reunião com o secretário do Bureau Político do MPLA foi baseada no reforço das relações bilaterais, uma vez que as mesmas se encontram numa fase muito boa. Durante o encontro falamos também sobre a nova agenda de trabalho e todo esforço conjunto, entre o Brasil e Angola, para o desenvolvimento dos dois países”, referiu. 

Rafael Vidal informou que o referido encontro faz parte de um diálogo permanente no contexto da parceria estratégica entre o Brasil e Angola e também dos últimos temas abordados pelo Presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, na sua última visita realizada em Agosto do ano passado.

"Conversamos sobre os últimos desdobramentos que levaram à visita do Presidente Lula aqui em Agosto do ano passado”, destacou o embaixador. Sobre a criação de um consulado, esclareceu que se encontra em fase de implementação, referindo ser necessário medidas protocolares, administrativas e orçamentárias para a concretização do projecto.

"Temos a esperança de poder abrir o Consulado-Geral do Brasil, quem sabe ainda no segundo semestre deste ano, mas, em breve, vamos poder dar mais esclarecimentos sobre este assunto para o público brasileiro e angolano”, informou o diplomata.

O embaixador do Brasil em Angola, Rafael Vidal, garantiu que as dificuldades encontradas na solicitação de vistos estão superadas, tendo realçado que actualmente o mesmo tem a duração de cinco dias úteis após o agendamento.

"Em Abril deste ano, tivemos uma boa notícia em que conseguimos processar milhares de passaportes que estavam a aguardar uma análise no serviço consular do Brasil, felizmente conseguimos devolver aos utentes angolanos e a partir de agora nós esperamos que o processamento de requerimento de visto seja mais dinâmico”, esclareceu o diplomata.

 Destacada consolidação da democracia em Angola

A embaixadora do Ghana, Mavis Esi Kusorgbor, disse que no encontro com o secretário do Bureau Político do MPLA para as relações internacionais, Manuel Augusto, foram abordados aspectos ligados ao fortalecimento da democracia entre os dois países e agenda bilateral, para além da  evolução da relação Angola e o Ghana.

Mavis Esi Kusorgbor destacou que Angola tem dado passos significativos no fortalecimento da democracia, tendo salientado que o seu país, acredita na Lei e manifesta uma colaboração para revigorar a cultura democrática.

"Acreditamos em democracia e na Lei e estamos dispostos para cooperar com Angola neste sentido. Os dois países sempre tiveram eleições livres e justas”, disse a embaixadora, do Ghana, explicando que o seu país está a preparar as Eleições Gerais que devem acontecer em Dezembro deste ano.

Mavis Esi Kusorgbor disse que espera contar com a experiência de Angola neste processo. "O Ghana agora está a preparar as Eleições Gerais para Dezembro, num ambiente de muita tranquilidade, em que as pessoas vão expressar as suas opiniões. E esperamos contar com Angola neste processo democrático”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política