Desporto

Natação: Vice-Presidente da República reafirma compromisso do Estado

Francisco Carvalho

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, reafirmou, terça-feira, o compromisso do Executivo angolano com o desenvolvimento do desporto e o fortalecimento dos laços com as nações africanas, na cerimónia de abertura da 16ª edição do Campeonato Africano de Natação, que decorre até 5 de Maio, na Piscina de Alvalade, em Luanda.

01/05/2024  Última atualização 07H58
Governante solicitou aos participantes o fair play e o espírito desportivo durante o certame © Fotografia por: Edições Novembro

Em representação do Chefe de Estado, João Lourenço, a Vice-Presidente da República destacou a atribuição do "prestigiado campeonato”, antes de declarar a abertura do certame: "Agradecemos à Confederação Africana de Natação por nos confiar a organização deste evento de importância continental que reúne 42 países, 228 atletas e tem uma pauta de 814 provas, o que reflecte a diversidade e a riqueza de África”, aferiu.

Para impulsionar o desempenho dos integrantes da Selecção Nacional, a Vice-Presidente exprimiu o carinho do Executivo.

"Aos nossos talentosos atletas angolanos, quero dizer que toda a nação se orgulha de vocês. Este é o momento para demonstrar o vosso melhor e representarem Angola com garra e determinação. Que cada braçada, cada viragem e cada chegada à meta seja um testemunho do vosso talento e dedicação”, disse.

Para que os "embaixadores” sintam a responsabilidade da "missão angolana”, Esperança da Costa relembrou-os de que "estar aqui, neste campeonato, é já, por si só, um grande momento que deve representar uma vitória”.

"O desporto exige entrega, empenho e disciplina. A natação é, em boa verdade, uma modalidade que exige muito de disciplina, quanto de técnica e determinação. E é esta combinação que faz de vocês, atletas de alta performance, imbuídos de um alto nível de compromisso e disciplina”, incentivou.

Aos atletas provenientes de outros pontos de África, a governante desejou boa estadia no solo angolano: "Sintam-se acolhidos e sejam bem-vindos!”.

A todos os participantes, solicitou "o fair play, respeito mútuo e espírito desportivo”, porquanto "este Campeonato Africano de Natação seja uma ocasião memorável para todos nós e repleta de momentos de grandeza e inspiração”.

A terminar, augurou "uma competição repleta de recordes pessoais e que cada um destes bravos atletas saia daqui com o sentimento de dever cumprido”.

A Vice-Presidente da República fez-se acompanhar do ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, da secretária de Estado para o Desporto, Teresa Ulundo e do Governador de Luanda, Manuel Homem.

A cerimónia de abertura foi testemunhada pelo presidente da Africa Aquatics (antiga Confederação Africana de Natação), Sam Ramsany; presidente do Comité Olímpico Angolano, Gustavo da Conceição; directora geral do Centro Nacional de Medicina do Desporto, Stela Cristiano e outras personalidades ligadas ao desporto nacional.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto