Opinião

02/05/2024 Última atualização 14H35
Opinião

Rumos inevitáveis

Os rumos para desenvolvimentos, sejam quais forem, são, inevitavelmente, feitos de avanços e recuos, nem sempre proporcionais, proporcionadores de estados de alma opostos - alegrias e desânimos -, em qualquer dos casos, porém, inevitavelmente exagerados e inevitáveis.

02/05/2024 Última atualização 14H35
Opinião

A voz das universidades que falam

1936. Salão Nobre da Universidade de Salamanca. Uma conferência com a presença da esposa do ditador general Francisco Franco. Estudantes, professores e os falangistas – fascistas espanhóis.

02/05/2024 Última atualização 14H32
Opinião

Uma abordagem à margem do Dia do Educador

Por norma, as grandes abordagens sobre a Educação são feitas em Novembro, por altura do Dia do Educador Nacional ou, se tanto, em véspera de projecção e balanço de cada ano lectivo. Hoje, como que saíndo da toca, decidimos por esta temática, provocados por uma revelação recentemente feita por um alto dirigente do ministério da Educação.Durante um encontro metodológico com gestores de escolas, realizado no início desta semana, na cidade do Huambo, o secretário de Estado para o Ensino Pré-Escolar e Primário, Pacheco Francisco, que orientou o encontro, mostrou-se preocupado com a qualidade do Ensino Primário a nível do país.

01/05/2024 Última atualização 09H53
Opinião

“Reparações históricas”, desculpabilizações e algumas coisitas mais

Há nesta altura um grande sururu em Portugal, “através” de umas declarações do Presidente da lusitana República, Marcelo Rebelo de Sousa, que se lembrou de afirmar, 50 anos depois do 25 de Abril, que o referido país, além de pedir desculpas às suas antigas colónias africanas, deve igualmente pensar em acções de “reparação histórica”. Perdoem-me os leitores este tom inicial, mas tenho dificuldades em comentar a maioria das reacções às declarações do “ti Celito” sem recorrer ao humor caluanda. Apetece-me convocar o meu alter ego – Jota Malanza – para o efeito.

01/05/2024 Última atualização 09H50
Opinião

Faixa de Gaza como teste à credibilidade e imagem do TPI

A guerra na Faixa de Gaza, que já custou a vida de cerca de 1500 israelitas e 34 mil palestinianos, vai ser o principal teste para a credibilidade e imagem do Tribunal Penal Internacional (TPI), percebido em muitas latitudes como uma instância judicial focada em líderes e políticos de países que não gozam do apoio do Ocidente.

01/05/2024 Última atualização 09H49
Opinião

O 1.º de Maio no conforto da Nova Lei Geral do Trabalho

O Dia Internacional do Trabalhador, à margem dos conceitos típicos da efeméride, é a ocasião propícia em que os sindicatos se juntam e organizam desfiles com trabalhadores, fazendo ecoar gritos de socorro às causas que se prendem com a necessidade de melhoria das condições de trabalho, higiene, segurança e remuneração justa.

30/04/2024 Última atualização 06H40
Opinião

O nosso local de trabalho deve ser lugar de felicidade e não de frustração

Em Angola, como em muitos países do mundo, o 1º de Maio é feriado nacional e costuma ser celebrado com marchas e comícios, em que se fazem discursos reivindicativos de direitos dos trabalhadores. Não é uma data qualquer.

30/04/2024 Última atualização 06H38
Opinião

Juíz de garantias um ano depois

Hoje, a nossa Nação e, particularmente, a comunidade jurídica assinala um ano da entrada em funções dos juízes de garantias, magistrado com dignidade constitucional que, entre nós, passou desde 2 de Maio de 2023 a ter a responsabilidade de salvaguardar os direitos individuais de qualquer pessoa alvo de investigação por um suposto acto criminal derivado da sua conduta.

30/04/2024 Última atualização 06H37
Opinião

As pontes de ligação permanente Angola-Coreia do Sul

Trinta e dois anos depois do estabelecimento das relações diplomáticas, Angola e Coreia do Sul voltam, como que a ser desafiadas não apenas a dar prova da excelência dos laços, por via do reforço das ligações já existentes, mas também a descobrir novas áreas de interesse comum.

29/04/2024 Última atualização 23H00
Opinião

A narrativa do “bom colonialismo”

Assinalou-se esta semana os cinquenta anos do 25 de Abril e também do início do processo de descolonização das chamadas colónias portuguesas em África. Passados cinquenta anos, dificilmente poderíamos imaginar que chegássemos ao nível de glorificação do Colonialismo e elogio da civilização colonial português a que se assiste no espaço público angolano.

29/04/2024 Última atualização 10H05
Opinião

Responsabilidade social corporativa: O despertar para uma nova realidade das organizações

A responsabilidade social corporativa deixou de ser um simples tópico de discussão teórica. É uma realidade que nenhuma empresa pode ignorar se quiser permanecer e ser relevante no mercado, nestes tempos intensos que vivemos.

29/04/2024 Última atualização 09H30
Opinião

A função teleológica do Código de Ética na organização

Os desafios do mundo hodierno têm exigido das Organizações a adopção de uma filosofia de trabalho de excelência e comprometimento, baseada no cumprimento escrupuloso da lei e na inclusão de princípios éticos, bem como de responsabilidade social nos seus planos estratégicos para a satisfação dos interesses do público no contexto social.