Política

PGR e IGAE reiteram combate à corrupção

Lourenço Bule | Menongue

Jornalista

A relação entre a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) tem sido crucial no combate aos vários crimes de corrupção e peculato, principalmente dos funcionários públicos, revelou, em Menongue, o subprocurador-geral da República Titular no Cuando Cubango, Nilton Muaca.

27/04/2024  Última atualização 09H37
Nilton Muaca (ao centro) valoriza parceria com a IGAE © Fotografia por: Edições Novembro

Em declarações  à imprensa , no fim da visita que os magistrados do Ministério Público efectuaram, recentemente, às instalações da IGAE, no Cuando Cubango, referiu que, a par do Serviço de Investigação Criminal (SIC) e o Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP), a IGAE tem remetido à PGR processos-crime devidamente instruídos.

"Hoje sentimo-nos satisfeitos pelo facto de não ser apenas a polícia criminal que desvenda os crimes, mas também a IGAE procura sempre avançar com os processos-crime, que têm sido muito bem instruídos”, esclareceu.

Desde a entrada em funcionamento da IGAE, no Cuando Cubango, no mês de Julho de 2021, disse o subprocurador-geral da República, já foram remetidos vários processos-crime à PGR, acrescentando que a lógica e metodologia de trabalho têm sido preponderante para o combate à criminalidade ao nível da província.

O magistrado do Ministério Público lamentou o facto de os órgãos que trabalham em matérias de inspecção, fiscalização, investigação e instrução de processos-crime no Cuando Cubango não conseguirem desenvolver os trabalhos condignamente, dado o estado avançado de degradação das vias de acesso e a falta de viaturas todo-o-terreno para contornar estes obstáculos.

Nilton Muaca referiu, ainda, que, apesar das dificuldades de trabalho, está na fase final de julgamento um processo sobre a inserção de funcionários públicos fantasmas no município do Cuchi.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política