Especial

População fala sobre os ganhos do “hub” aeroporturário de Luanda

Celeste de Melo, Dumilde Manuel e Yara Manuel

Jornalistas

O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto é uma estrutura multidimensional, localizada a sudeste do centro da cidade, em Viana, a cerca de 40 km ocupando uma área de 1.324 hectares, com vários serviços de apoio aos transportes áreos em toda a sua dimensão.

04/11/2023  Última atualização 10H29
Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto © Fotografia por: Edições Novembro
Faltando oito dias para a inauguração prevista, a infra-estrutura aeroportuária  foi erguida num terreno com uma área total de 75 quilómetros quadrados, e projectada para acolher aeronaves essenciais de categoria F (Airbus - A380).

A mega estrutura terá a capacidade para receber 15 milhões de passageiros/ano e está projectada para manusear um volume de carga de 130 mil toneladas/ano, numa primeira fase e 440 mil toneladas/ano posteriormente.

O mesmo contou com a prestação de serviços nas áreas de Revisão de projecto. Auditoria aos trabalhos executados, incluindo a auscultação dos pavimentos, prospecção e ensaios laboratoriais.  Fiscalização e Gestão de obras, incluindo controlo de qualidade e controlo geométrico. Fase a aproximação da data prevista para inauguração a equipa do Jornal de Angola foi às ruas da cidade capital para saber que ganhos trará o novo aeroporto Internacional de Luanda. 

Depoimentos

Cidadãos de vários estratos sociais manifestaram-se satisfeitos com a nova instalação aeroportuária e felicitaram o Executivo pela aposta que, como é expectativa generalizada, trará ganhos para a população e o país no geral.

Dílson Francisco Professor

Um aeroporto é responsável por receber milhões de passageiros de todo o mundo, movimentando a economia local e contribuindo para o desenvolvimento do sector turístico.  Portanto, o Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto é uma grandiosa infra-estrutura, que vai trazer inúmeros benefícios, desafios e novas oportunidades de negócios para o país, porque vai constituir não só num ponto de escala, mas também num ponto final, permitindo a recepção de grandes aeronaves, bem como ter um centro de logística que vai convergir com serviços e meios de transporte.

Em suma, estamos expectantes e esperamos que aquilo que o mesmo promete possa se tornar realidade e que seus benefícios a favor do crescimento da nossa economia sirvam, efectivamente, para a melhoria da qualidade de vida do cidadão angolano. 

Álvaro Maiomona  Coordenador de Ciber segurança

Primeiramente, saúdo o esforço do Governo Provincial de Luanda e do Executivo pela construção deste que é um dos maiores aeroportos internacionais de África. Por outro lado, penso que o novo Aeroporto Internacional trará grandes benefícios aos angolanos não só a nível de empregabilidade para a população angolana, como também em vários sectores como maior visibilidade do país, diversidade da economia, capacidade de transporte rápido, recursos que poderão entrar de forma aérea através de voos de grande porte que o aeroporto vai oferecer, maior rapidez na importação e exportação de materiais e produtos, sem falar do aumento de oportunidades que trará para as comunidades já existentes no país, maior segurança de mobilidade e o acréscimo de desenvolvimento industrial.

Domingas de Carvalho Operadora de Caixa

O novo Aeroporto vai proporcionar enormes benefícios para os cidadãos angolanos e todos  que vão poder desfrutar deste projecto. Com esta nova infra-estrutura, os passageiros terão salas de embarque sofisticadas, outra vantagem é a linha de comboio que vai ajudar a locomoção de todos os passageiros com cargas pesadas. Logo, estamos todos ansiosos para vermos a grande inauguração desta obra emblemática que dará maior visibilidade ao país por via desse aeroporto que será a principal porta de entrada e de saída de Angola, garantindo o aumento da taxa de empregabilidade, o crescimento do sector Turístico, o intercâmbio populacional e maior atracção para o investimento estrangeiro. 

Harrison Ribeiro Técnico de Relações Públicas

 Antes de tudo, felicito o nosso executivo pela grande aposta e investimento. Um dos proveitos é que através do novo aeroporto o país vai chamar atenção de novos investidores que com suas apostas vão contribuir para a melhor qualidade de vida e assim garantir mais empregos para a população. Em contrapartida, com tantas riquezas minerais existentes no país, penso que merecemos uma infra-estrutura a altura. Sob outra perspectiva com o funcionamento do novo Aeroporto Internacional, o país vai atrair mais companhias e maior circulação no espaço aéreo de Angola.

Patrícia Francisco Chefe de cozinha

 Actualmente, resido na diáspora, mas acredito que, com o novo aeroporto, Angola terá uma grande melhoria quanto à sua economia, pois, haverá mais turistas e consequentemente mais dinheiro com o sector de Hotelaria e turismo e será uma oportunidade para continuar a diversificar a economia. Além disso, com pistas mais amplas, o novo aeroporto vai  suportar mais voos, possibilitando mais trocas comerciais com outros países. 

José Quindai Economista

Do ponto de vista económico, é fundamental afirmar que esta infra-estrutura irá aumentar a oferta de bens e serviços, e gerar grandes oportunidades de negócios. Para além disso, reconhecer os potenciais ganhos que o sector hoteleiro poderá obter, atendendo a pressão que sofrerá no lado da procura, porque para além da instalação arrancar numa primeira fase com operações de cargas, estima-se, ainda,  numa segunda fase, o início com a capacidade de 4,2 milhões de passageiros por ano relacionando com o Decreto Presidencial número 189/23 de 29 de Setembro de 2023, que permite cidadãos de 98 países entrarem em Angola sem visto de turismo e isso reflectir-se-á no aumento do PIB (Produto Interno Bruto). Os ganhos na Taxa de desemprego não ficarão de fora, devido ao aumento da oferta de bens e serviços, isto por sua vez reduzirá a taxa de desemprego. 

Armindo  Sengue Economista

Para além do fluxo de pessoas, bens e serviços em grande escala, com o novo aeroporto muitos serviços vão surgir e automaticamente haverá um aumento da empregabilidade com novos postos de trabalho, colocando, assim, Angola numa posição estratégica nas trocas internacionais e a arrecadar receitas desta infra-estrutura de grande importância. 

Jessé Soares Técnico informático

O novo aeroporto terá uma capacidade para milhões de passageiros e um volume de 50 mil toneladas por ano, o que vai ser um indicativo de crescimento da economia nacional. Com tantas pessoas e mercadorias a receber, obriga-se muito recurso humano, ou seja, o novo aeroporto vai  possibilitar muitos a passarem de desempregados para empregados. No sector do Turismo o novo aeroporto é um convite aberto para turistas conhecerem Angola o que também vai gerar valores para a nossa economia. E quanto ao empreendedorismo o novo aeroporto vai abrir portas para que haja mais hotéis, cafés e espaços de lazer.

José Alexandre Bancário

O país ganhou, em todos os domínios, com realce para os sectores da Economia e Turismo. Ganham os que têm produtos para a exportação, assim como os produtores de flores e hortícolas. O aeroporto vai representar, mais receitas tanto para os cofres do Estado bem como para as companhias aéreas que vão operar na plataforma. Por outra, com a infra-estrutura será possível resgatar também mais indivíduos interessados a investirem nos locais próximos ao novo aeroporto.

Samuel Candimba Engenheiro

O novo aeroporto poderá  proporcionar-nos inúmeras vantagens. Podemos transformar o aeroporto num centro de passageiros, apoiando voos intercontinentais e distribuindo regionalmente para os países vizinhos. É uma grande oportunidade porque teremos à disposição um diversificado conjunto de serviços para apoio ao funcionamento do aeroporto e passageiros. Por outro lado, a aposta na carga obriga ao desenvolvimento de sectores com a potencialidade de exportação de produtos por via aérea, como sejam hortícolas, frutos tropicais, peixe e marisco. Vai também permitir estruturar o crescimento urbano da cidade de Luanda, criando uma cidade verde, apostando na mobilidade e novas tecnologias, áreas de lazer, serviços e habitações para os vários estratos da nossa população.

Messias João  Comunicólogo

Com certeza, uma infra-estrutura deste porte só vai oferecer grandes ganhos para o país, por permitir a recepção de grandes aeronaves, bem como ter um centro de logística que vai convergir com serviços e meios de transporte. De igual modo, que o novo aeroporto vai de certeza atrair as companhias internacionais que até ao momento nunca estiveram em Angola, maior tráfego na zona central e Sul de África, provocando um aumento rápido do fluxo de passageiros e mercadorias que farão do país um ponto de escala e ponto final. Não obstante, a iniciativa do executivo é de louvar, por perceber a necessidade urgente de se construir um aeroporto com as actuais dimensões enquadradas nos padrões internacionais.

 Ndilu Juliana Professora

O novo aeroporto vai dar maior visibilidade internacional ao país de certeza e mais receitas para o Estado. Angola passará a ser mais conhecida por via desse aeroporto que será a principal porta de entrada e de saída do nosso país. Portanto, a economia ganha, o turismo em particular ganha, os produtores de produtos exportáveis que serão exportados por essa via também vão ganhar. Portanto, devemos estar preparados da melhor forma para darmos soluções a eventuais situações que possam vir a surgir.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Especial