Política

Tanzânia perspectiva abertura de missão diplomática em Angola

A República Unida da Tanzânia perspectiva, no próximo exercício económico de 2025, a abertura da missão diplomática em Angola, no âmbito do aprofundamento da cooperação que une os dois países e povos.

04/05/2024  Última atualização 12H05
Delegações de alto nível dos dois países estiveram juntas na capital do Reino da Dinamarca © Fotografia por: DR

Esta intenção foi manifestada, quinta-feira, em Copenhaga (Dinamarca), durante um encontro de trabalho entre Téte António, ministro das Relações Exteriores de Angola, e January Yusuf Makamba, ministro dos Negócios Estrangeiros e da Comunidade Oriental da República Unida da Tanzânia.

O encontro, que se realizou à margem dos trabalhos da Reunião dos Ministros das Relações Exteriores e dos Negócios Estrangeiros dos Países Nórdicos e Africanos, serviu também para as duas entidades passarem em revista assuntos de interesse bilateral, regional, continental e internacional.

Quanto ao bilateralismo, o ministro dos Negócios Estrangeiros e da Comunidade Oriental da República Unida da Tanzânia aproveitou a ocasião para felicitar Angola pelo papel positivo que tem desempenhado para o alcance da paz no continente africano.

Os ministros Téte António e January Yusuf Makamba abordaram, igualmente, questões referentes aos vários processos de candidatura para diversos organismos regionais e continentais, bem como a assumpção pela Tanzânia da próxima presidência rotativa do órgão de Defesa e Segurança da SADC, actualmente liderada pela Zâmbia.

A Tanzânia é um país da África do Leste, limitado a Norte pelo Uganda e o Quénia, a Leste pelo Oceano Índico, a Sul por Moçambique, Malawi e Zâmbia, e a Oeste pela República Democrática do Congo (fronteira exclusivamente lacustre, através do lago Tanganica), pelo Burundi e Rwanda.

Tem uma população de 65.642.683 habitantes (estimativa de 2023) e uma extensão territorial de 947.300 quilómetros quadrados.

As relações de cooperação político-diplomática entre Angola e a Tanzânia são consideradas, pelas autoridades governamentais angolanas, boas e estão alicerçadas nos laços históricos e de amizade, fraternidade e de solidariedade, forjados na luta pela libertação dos povos africanos.

Ministro analisa com homólogo norueguês projectos em curso

No prosseguimento da agenda bilateral, à margem da Reunião Ministerial entre os chefes da diplomacia dos países nórdicos e africanos, Téte António, ministro das Relações Exteriores, encontrou-se, na quinta-feira, em Copenhaga (Dinamarca), com o homólogo da Noruega, Espen Barth Eide.

O encontro serviu para os dois diplomatas avaliarem os níveis de cooperação bilateral, focados fundamentalmente na vertente económica, em que se pretende imprimir uma nova dinâmica.

Téte António falou ao interlocutor dos vários projectos económicos em curso em Angola que necessitam da parceria do sector privado estrangeiro para o desenvolvimento, tendo citado o projecto da barragem de Caculo Cabaça, com capacidade de gerar 2171 megawatts de electricidade, que, uma vez concluída, poderá fornecer energia eléctrica a países como a Zâmbia e a África do Sul.

A barragem de Caculo Cabaça, localizada no município de Cambambe, província do Cuanza-Norte, vai comportar 440 milhões de metros cúbicos de água e terá quatro turbinas em circuito hidráulico, com capacidade para 1100 metros cúbicos de água por segundo.

Durante o encontro, o chefe da diplomacia angolana fez menção de que o país continua com as portas abertas para o investimento em praticamente todos os sectores da sociedade, defendendo parcerias com empresários noruegueses.

O ministro Téte António considerou que as parcerias de empresas angolanas com as norueguesas, em certos sectores, podem oferecer boas oportunidades para uma excelente prestação em outros mercados e contribuir para a diversificação das exportações do país.

No final do encontro, os dois governantes trocaram impressões sobre assuntos regionais, com foco no conflito existente no Leste da República Democrática do Congo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política