Desporto

Três centenas de nadadores entram hoje em competição

Rosa Panzo

Jornalista

Três centenas de nadadores oriundos de 44 países entram em cena, hoje, entre às 10 e às 12 horas, na disputa da XVI edição do Campeonato Africano absoluto de natação pura a decorrer até 5 de Maio na Piscina de Alvalade, Luanda. As provas de águas abertas decorrem no dia 5 na contra costa da Ilha do Cabo, defronte ao restaurante Shogun, entrada da Chicala.

30/04/2024  Última atualização 07H09
Integrantes da Selecção angolana que irão defender as cores da bandeira nacional © Fotografia por: Agostinho Narciso | Edições Novembro

As preliminares de acesso às finais disputam-se entre as 10 às 12, ao passo que as finais estão agendadas para a partir das 17 às 19 horas. A prova continental qualifica os melhores nadadores que procuram mínimos para carimbar o passe para os Jogos Olímpicos de Paris'2024.

Na estreia, Angola pode ter a nadar nas primeiras séries, Maria Freitas e N'Hara Fernandes, Henrique Mascarenhas e José Cochofel, na prova dos 100 metros livres. Na série dos 200m mariposa Lia Lima e Enzo Anjos, ao passo que nos 1500m livres as manas Rafaela Santo e Rhanya Santo. Os fundistas David Padre e Yano Elias podem nadar nas provas dos 800m livres.

Ainda hoje,  os angolanos nadam a estafeta mista dos 4x100m livres. Os atletas que compõem a estafeta serão definidos uma hora antes do início da sessão das finais. Para a realização da prova continental, Angola concorreu com o Egipto. Apesar da alta infra -estrutura dos egípcios  a nível continental, e melhor posicionamento no ranking, a confederação deu voto de confiança a Federação Angolana de Natação (FAN), para acolher, pela primeira vez, o evento em solo angolano.

A boa organização do Zonal IV, disputado em Luanda, em Maio do ano passado, garantiu votos de confiança na decisão final do elenco da África Aquatics. Além de Angola nas vestes de país anfitrião, marcam presença no Africano de Luanda,  África do Sul, Argélia, Burundi, Botswana, Benin, Burkina Faso, Congo, Camarões, Côte d’Ivoire, Cabo Verde, Djibouti, Egipto, Etiópia, Eswatini, Gâmbia, Gabão, Ghana, Guiné e Guiné Equatorial. São países com participação confirmada na competição que reúne a elite africana.

Confirmaram, igualmente, presença, Ilhas Maurícias, Quénia, Lesotho, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Malawi, Madagáscar, Mali, Namíbia, Nigéria, Níger, Rwanda, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe, Senegal, Sudão, Serra Leoa, Tunísia, Togo, Tanzânia, Uganda, Zâmbia e Zimbabwe, perfazendo um total de 44.

Os Sul-africanos, egípcios e argelinos são os potenciais candidatos ao título. A África do Sul comanda  o ranking africano com 390 medalhas, sendo 181 de ouro, 125 prata e 80. O Egipto é o segundo colocado, com 225 entre as quais 60 de ouro 82 prata e 83. Na terceira posição Argélia com 128, sendo 33 de ouro 41, prata e 54 bronze.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto