Sociedade

Bastonário dos Enfermeiros quer mais respeito pela classe

João Upale | Moçâmedes

Jornalista

O bastonário da Ordem dos Enfermeiros de Angola (ORDENFA) defendeu, na cidade de Moçâmedes, Namibe, uma maior valorização, protecção e respeito pelos enfermeiros, pelo seu papel no Sistema Nacional de Saúde.

16/05/2024  Última atualização 13H25
Profissionais da classe marcharam nas principais artérias da cidade de Moçâmedes © Fotografia por: EDIÇÕES NOVEMBRO

Eduardo Caiangula pediu, durante o acto central do Dia Internacional do Enfermeiro, realizado no Namibe, uma análise aprofundada sobre o papel da enfermagem na sociedade. A data, que foi assinalada no domingo, destacou, é de reflexão da situação actual da classe.

Entre as prioridades, apontou a melhoria da remuneração dos enfermeiros, com vista a garantir condições mais justas e dignas, visando beneficiar e manter um ambiente de prática positiva.

Para o bastonário, é também importante investir em programas de educação de qualidade, de forma a preparar os novos enfermeiros e ajudar na progressão da sua carreira . "Além disso, é fundamental reforçar a modernização dos equipamentos”.

 Jornadas

A ORDENFA, adiantou, está a realizar, também, pela efeméride, as XV Jornadas Científicas de Enfermagem, a decorrer em várias províncias do país. Em Moçâmedes, o acto contou com a participação de mais de 700 técnicos, entre profissionais de saúde e estudantes. Actualmente, referiu, está a ser feito um trabalho apurado, para reforçar a posição dos técnicos da classe no país. "Porém, é necessário mais investimento no ramo”, disse.

 Rede sanitária

O presidente do Conselho Provincial do Namibe da ORDENFA, Guilherme Tchitalakumbi, afirmou que o sector na província tem sabido dar resposta às necessidades da população. "O crescimento da rede sanitária da província do Namibe tem sido bastante significativo”, acrescentou.

O vice-governador do Namibe para o Sector Político, Social e Económico, Abel Kapitango, expressou profunda gratidão pelo trabalho feito pelos enfermeiros, que têm sido fundamentais para a estabilidade epidemiológica do país.

"Os enfermeiros desempenham um papel crucial na assistência médica e medicamentosa e são, também, a espinha dorsal do sistema de Saúde. O Governo do Namibe vai trabalhar para garantir as melhores condições desses profissionais”, garantiu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade